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*112 páginas ISBN 978-65-89092-69-8 Como lidar com a fobia social Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde Tradução de Karina Jannini Revisão técnica de Pedro Rosa As pessoas com fobia social geralmente sofrem muito e, às vezes, são severamente restringidas na vida cotidiana por seus medos. Este guia fornece informações sobre o quadro clínico, as causas e as opções de tratamento para a fobia social. O procedimento da terapia cognitivo-comportamental, atualmente a abordagem de tratamento mais eficaz, é explicado passo a passo. Pessoas com medos sociais exacerbados encontrarão neste livro inúmeras sugestões de autoajuda. Estudos de caso, exercícios e planilhas permitem que você aplique o que leu na vida cotidiana e, assim, aprenda um comportamento novo e autoconfiante em situações sociais. Um capítulo dedicado ao tema da percepção consciente dos processos internos (atenção) e da aceitação das emoções analisa as atitudes que as pessoas afetadas podem tomar em relação a seus medos. Além disso, descreve como os medos sociais relacionados a situações estressantes do passado podem ser superados. O último capítulo resume as dicas mais importantes para os familiares lidarem com pessoas socialmente ansiosas e, ao final do livro, o leitor encontra fichas que o ajudam a entender suas emoções, além de indicações sobre onde obter ajuda. Sumário 1 Fobia social: o que é isso? 2 Como surge a ansiedade social e por que ela não desaparece sozinha? 3 O que se pode fazer a respeito? 4 O que os familiares podem fazer?
*128 páginas ISBN 978-65-89092-70-4 Como lidar com a esquizofrenia Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde Esquizofrenia é um transtorno mental geralmente grave, de grande relevância em termos de saúde pública. Atinge o adolescente ou o adulto jovem no momento em que está se preparando para começar a vida de forma independente. As estatísticas mostram que cerca de 0,8% das pessoas é afetada pela doença, independentemente de sexo, cor, raça e condição socioeconômica. Isso significa algo em torno de 1,7 milhão de pessoas com esquizofrenia no Brasil. Trata-se de uma doença em geral crônica, de longa duração, que o indivíduo poderá ter por toda a vida, e que muitas vezes traz limitações nem sempre muito bem compreendidas. Esquizofrenia é ainda hoje uma palavra carregada de preconceitos e estigmas. O primeiro passo para vencer esses preconceitos é a informação. Eis o objetivo deste livro: trazer informações científicas sobre a doença mental denominada esquizofrenia. Destinado a pacientes, familiares e profissionais da saúde, este guia tem como objetivo mais valioso enfatizar que a esquizofrenia, embora possa tornar a pessoa dependente de acompanhamento e cuidado para que possa levar uma vida normal, é uma doença como outra qualquer. Esse entendimento é fundamental para o próprio portador e para todos os envolvidos mais diretamente com ele. Sumário 1 Doenças mentais: mitos e preconceitos 2 Doença, distúrbio, desordem ou transtorno? 3 Normalidade e doença 4 Esquizofrenia: uma doença mental 5 Quais são as causas da esquizofrenia? 6 Tratamento: em busca da reintegração 7 O portador de esquizofrenia e sua família 8 Esquizofrenia e outros transtornos mentais (comorbidades) 9 Respostas às perguntas mais frequentes sobre esquizofrenia 10 Esquizofrenia e arte 11 Dicas para os familiares 12 “Pílulas” sobre esquizofrenia
*296 páginas ISBN 978-65-89092-72-8 Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo Liev Semiónovitch Vigotski Liev Semiónovitch Vigotski (1896-1934) é o psicólogo soviético mais popular do mundo. Apesar disso, diversas facetas de sua obra permanecem desconhecidas ou pouco exploradas, mercê de uma ampla contribuição que chega a 282 textos, entre livros, artigos, estenogramas de conferências e outras produções. Seu firme compromisso com o “refazimento socialista do ser humano” atravessou o campo estritamente acadêmico para envolver também propostas para elaboração de políticas públicas, manuais de formação de professores de educação básica, resenhas jornalísticas, entre outras, em um estilo que variou da sobriedade erudita à ironia cáustica, embora nunca despida de empatia para com o sentido presente nas obras criticadas. Esta antologia procura destacar o fio condutor que une as reflexões vigotskianas sobre a natureza e os métodos da psicologia ao compromisso ético-político do autor. Sem ceder terreno ao proselitismo, Vigotski aborda os estudos do desenvolvimento humano no contexto soviético problematizando as dificuldades (e mesmo impropriedades) características da importação acrítica de teorias ocidentais por países “atrasados”. Sete dos dez textos que compõem o presente volume estão sendo publicados pela primeira vez em língua portuguesa, e os demais ganham sua primeira tradução direta do russo. Sumário Introdução Cronologia 1 A consciência como problema da psicologia do comportamento (1925) 2 A ciência psicológica (1928) 3 Aulas de psicologia do desenvolvimento (1928) 4 Sobre o plano de trabalho de investigação científica a respeito da pedologia das minorias nacionais (1929) 5 O refazimento socialista do ser humano (1930) 6 Sobre os sistemas psicológicos (1930) 7 Sobre o problema da psicologia da esquizofrenia (1933) 8 O fascismo na psiconeurologia (1934) 9 Sobre a questão do desenvolvimento dos conceitos científicos na idade escolar: experiência de construção de uma hipótese de trabalho (1934) 10 O problema do desenvolvimento e da desagregação das funções psíquicas superiores (1934)
A coleção Intervenções em psicopedagogia: teoria e práticabaseada em relatos clínicos foi cuidadosamente elaborada com a finalidade de apresentar aspectos teóricos e práticos da clínicapsicopedagógica. Tem por objetivo expor os fundamentosteóricos que embasam o trabalho do psicopedagogo nosprocessos de avaliação e intervenção em diferentes contextos daprática clínica. Para isso, são descritos de forma clara, mas nãosuperficial, estudos de casos que envolvem aprendizes dapré-escola até a vida adulta, sob um olhar contemporâneo,multidisciplinar e preventivo. Grande ênfase foi dada à experiência prática dos autores noâmbito clínico, e a obra é destinada a estudantes depsicopedagogia, ao psicopedagogo clínico recém-formado, bemcomo àqueles com mais experiência, que buscam um olharcontemporâneo da área. Além disso, interessa a todos ospro ssionais que trabalham com a interface saúde e educação,visando repetir sobre a temática da aprendizagem e seusdesafios em diferentes contextos. Dessa forma, este primeirovolume apresenta os fundamentos teóricos e históricos dapsicopedagogia, e descreve as etapas do processo e a articulaçãoda rede que está envolvida no processo terapêutico. Apresenta aimportância de práticas baseadas em evidências cientí cas, taiscomo a relação da psicopedagogia com o modelo de Resposta àIntervenção (Response to Intervention – RTI). Além disso, discutea contribuição dos conhecimentos advindos da práticapsicopedagógica. Sumário:1. Historiografia da psicopedagogia na clínica contemporânea 2. O processo de avaliação psicopedagógica 3. Psicopedagogia clínica e a participação da família 4. A importância do contato inicial com a família para nortear a intervenção psicopedagógica 5. Parceria família-escola: a atuação do psicopedagogo na aproximação dos dois contextos 6. Elaboração de relatório psicopedagógico e devolutiva 7. A psicopedagogia e a adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais especiais: da teoria à prática 8. O planejamento psicopedagógico na intervenção clínica com base no estabelecimento de metas: uma visão interdisciplinar 9. O papel do psicopedagogo em uma equipe interdisciplinar: experiência de intervenção com base em RTI em um núcleo de transtornos de aprendizagem 10. Contribuições das neurociências à psicopedagogia no ambiente hospitalar
Descrição: "A Orientação Profissional e de Carreira (OPC) desde os seus primórdios foi associada à avaliação psicológica, inicialmente como sinônimo de aplicação de testes para indicar um curso e/ou pro ssão ao indivíduo. No entanto, com o desenvolvimento global e tecnológico, a OPC passou a ser um processo amplo, com o intuito de auxiliar as pessoas em suas tomadas de decisão sobre suas carreiras. A partir disso, a avaliação psicológica passou a ser mais uma das etapas da OPC e não a principal. Ao longo dos capítulos, esta obra busca elucidar como a avaliação psicológica pode ser realizada nos processos de OPC, apresentando inicialmente os fundamentos teóricos e técnicos para a realização da avaliação psicológica em OPC, passando ao enfoque de como ocorre seu planejamento e as possibilidades de aplicação, considerando diferentes contextos e demandas. O texto também apresenta algumas técnicas, instrumentos e ferramentas que podem ser utilizados ao longo do processo. Avaliação em Orientação Pro ssional e de Carreira é um livro direcionado aos pro ssionais que atuam na área de OPC, sobretudo os psicólogos responsáveis pela avaliação. Podem sebeneficiar também estudantes de graduação, alunos de mestrado, doutorado e especializações. A obra busca contribuir para uma melhor compreensão da avaliação psicológica em OPC, de forma que possa subsidiar as tomadas de decisão dos orientadores, bem como o planejamento e a condução da avaliação em OPC." “Este livro chega às mãos dos leitores quase em contracorrente, ou seja, tem a sensatez de situar o objeto de estudo da avaliação em orientação profissional e de carreira na perspectiva da psicologia. E não cai na tentação de situar “a medida” na avaliação psicológica exclusivamente no nível da conceitualização e análise da medida dos atributos humanos [...] A obra fornece material que permite ao leitor um melhor entendimento da evolução da ciência psicológica, em especial no domínio da avaliação da orientação pro ssional e de carreira, e evidencia que, hoje, abordar a perspectiva da medida não signi ca somente fazer referências a procedimentos estatístico-matemáticos, mas antes privilegiar a compreensão, a análise e a interpretação dedados coletados por meio da utilização de técnicas de medida. [...] O aspecto determinante que perpassa o livro tem a ver com a interpretação da avaliação que decorre da habilidade (quase que me atreveria a apontar outra designação: sabedoria) do psicólogo para circular e se mover entre as duas margens: a importância doraciocínio lógico-matemático e a interpretação de dados concretos. [...] Em síntese, parece, em termos práticos, haver concordância entre os autores dos capítulos quantoaos objetivos da avaliação: a aquisição de informação, a descrição das observações e a predição — resultado empírico como amostra de resultados possíveis. E parece também haver concordância quanto àquilo que a avaliação psicológica em OPC pressupõe: 1. a existência de processos de medição (a de nição conceitual e operacional da variável psicológica); 2. o plano de experiência (a amostragem de indivíduos e de situações); 3. a estandardização (uniformidade das condições de observação); 4. a descrição das medidas (utilização de um modelo estatístico-matemático); 5. o processo de validação (a repetibilidade e/ou a replicabilidade); 6. a generalização das medidas (variação aleatória e estimativa probabilística); e só depois a interpretação do resultado individual. [...]
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