X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?

Z-Teste

Z-Teste Coletivo e Individual - Técnica de Zulliger

Cícero E. Vaz; João C. Alchieri
Ocultar subprodutos

Material restrito à psicólogos

 

Descrição

Trata-se de um instrumento com procedimento técnico para avaliação das condições de personalidade, com base metodológica no Psicodiagnóstico de Rorschach. O Z-Teste é uma solução para avaliar os construtos psicológicos básicos: capacidade de desempenho, objetividade, ansiedade, depressão, controle geral e emocional, funcionamento do pensamento lógico, integração humana e outros aspectos da personalidade.

Principais Vantagens:

  • Administração, classificação e interpretação específica para cada um dos procedimentos (Coletivo e Individual)
  • Consistente fundamentação teórica e de fácil utilização
  • Sistema de Apuração Informatizada

 

Público Alvo

A partir de 17 anos de idade.

 

Contexto

Clínico, Organizacional, Porte de Armas e Concurso público.

  

Aplicação

Pode ser aplicado de maneira individual e coletiva, com até 30 pessoas.

Os procedimentos de administração coletiva e administração individual se diferenciam entre si. Entretanto, os critérios adotados para a classificação das verbalizações em respostas, localizações, determinantes, conteúdos e fenômenos especiais, são os mesmos para ambas as modalidades. A interpretação em seus princípios básicos segue a mesma linha.

Na administração do teste de Zulliger, são utilizados 3 pranchas de estímulos. Durante a aplicação individual, deve-se utilizar os cartões impressos, enquanto na aplicação coletiva, as mesmas pranchas serão utilizadas de forma projetadas, seguindo as diretrizes especificadas no manual.

 

Observações:

– Devem ser utilizados os três cartões com as figuras, em perfeitas condições, sem outras manchas consequentes do tempo de não utilização, ou mesmo por outras razões;

– Na administração forma coletiva, diferentemente da individual, a verbalização assim como o mapeamento das respostas é registrada pelo examinando. Isto é, quem escreve é o examinando.

 

Correção Informatizada

O Z-TESTE possui correção informatizada, garantindo agilidade e praticidade na obtenção dos resultados. 

As licenças de correção estão inclusas na compra da Coleção Completa e do Conjunto de blocos de respostas (75 folhas). As licenças não estão inclusas nos blocos de aplicação, tabulação ou localização (25 folhas).

 

Link: https://correcao-hogrefe.com.br/apuracaozulliger/

 

Normatização

A orientação do trabalho de Cícero é de caráter empírico, o que lhe dá sustentação de legitimidade científica, baseada numa grande amostra (N=4.012) de sujeitos normais de várias regiões do país analisada estatisticamente por João Alchieri. O manual enfatiza que a interpretação dos resultados do Zulliger não consiste simplesmente na tradução dos escores estatísticos em termos psicológicos, mas que a intelecção psicológica dos resultados exige um pensar mais profundo da estrutura e da dinâmica da personalidade humana. 

 

Confira o vídeo da psicóloga Lúcia Cristina Pereira Marinho CRP 04/14037, sobre o Z-Teste:

 

 

 

Depoimentos

 

"O Teste de Zulliger é muito respeitado e requisitado em avaliações psicológicas importantes para avaliação da personalidade".

Gislaine Aiza Baggio - Psicóloga

 

"A psicologia tem seu grande apreço devido a importância atribuída ao ouvir as pessoas. Hermann Rorschach e Hans Zulliger foram exemplos de profissionais que criaram “roteiros de entrevista” mediados por um conjunto de estímulos para ressoar como a pessoa organiza suas ideias, expressa seus sentimentos, suas fantasias e lida diante do desconhecido.

Por isso o teste de Zulliger é uma ferramenta com alto potencial de utilidade se bem administrada, corrigida e interpretada por profissionais qualificados!"

Raimundo Neto - Psicólogo

 

Autores

 

Cícero E. Vaz

Mestre em psicologia clínica, doutor em psicologia e livre-docente em técnicas psicológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Professor da PUCRS nos cursos de graduação em psicologia e de pós-graduação em psicologia social e da personalidade, na faculdade de psicologia de 1965 a 2007, em Porto Alegre, RS. Autor de O Rorschach Teoria e Desempenho, terceira edição, publicado pela Editora Manole; Z-Teste Técnica de Zulliger, Editora Hogrefe, São Paulo. Vem pesquisando com o Rorschach e Z-Teste dede 1968. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federaç de Psicologia (2014-2016). 

 

João Carlos Alchieri

Psicólogo, possui graduação (1989), mestrado (1993) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professor associado e bolsista produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como orientador de mestrado e doutorado. Realizou estágios de Pós-doutoramento no LABPAM - UnB (2010), Bases normativas de comportamento social - UFPB (2014) e IBNeuro DF (2015). Coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia.