Wihelm Wundt. A fundamentação da psicologia científica

Saulo de Freitas Araujo
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-85-85439-70-5   

*143 páginas

 

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO

 

A Fundamentação da Psicologia Científica

Wilhelm Wundt

Clássicos da Psicologia

Organizado e traduzido direto do alemão pelo Professor Saulo de Freitas Araujo, o primeiro volume é dedicado a Wihelm Wundt, trazendo dois textos centrais para a compreensão de seu projeto de uma ciência psicológica. Ao trazer esses textos pela primeira vez para o português, o volume agrega à coleção um grande valor para o ensino e a pesquisa em psicologia.

Principais vantagens:

  • Contextualização dos argumentos e ideias visando à ampliação do conhecimento psicológico e à integração do passado ao presente;
  • Apoio à reflexão sobre os fundamentos da psicologia e à construção crítica do conhecimento psicológico.

 

Depoimento

 

"Trata-se de uma das mais importantes obras publicadas na área de História da Psicologia no Brasil. Wundt, apesar de múltiplas vezes mencionado em livros de diferentes matizes, na verdade é um grande desconhecido. A obra do Prof. Saulo Araújo, um dos maiores pesquisadores de Wundt no mundo, é um presente para leitores de língua portuguesa. O texto sobre psicologia dos povos, uma parte praticamente inexistente nos mais conhecidos manuais, é um primor, tanto de tradução quanto de esclarecimento. O leitor poderá conhecer um Wundt muito mais próximo do que um criador do primeiro laboratório: um autor completo, com muitos detalhes relevantes e muito mais importância. Para quem está interessado na história e epistemologia da Psicologia, esta é uma obra fundamental".

Andre Morelli

 

 

Organizador

 

Saulo de Freitas Araujo

Psicólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas / Universität Leipzig (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Diretor do NUHFIP (Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt) da UFJF. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História e Filosofia da Psicologia, Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant e a psicologia, evolução do projeto de uma psicologia científica, o pensamento de Wilhelm Wundt e William James, o problema mente-cérebro na filosofia e na psicologia.