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TAVIS-4

Teste de Atenção Visual - quarta edição

Paulo Mattos; Neander Abreu; Gabriel Coutinho; Pilar Erthal
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Material restrito à psicólogos

 

Descrição

O TAVIS‑4 é um teste computadorizado de fácil manipulação, que avalia três dimensões atencionais em três di­ferentes tarefas, sendo estas:

  • Seletividade: Refere‑se à habilidade de focalizar em es­tímulos relevantes, na presença de estímulos distratores, e selecionar a informação para processamento conscien­te;
  • Alternância: Refere‑se à capacidade de mudar o foco de atenção entre tarefas com demandas cognitivas diferen­tes.
  • Sustentação: Envolve a capacidade de manter a atenção ao longo do tempo. É a capacidade de sustentar uma resposta comportamental consistente durante uma ati­vidade contínua.

O intrumento utiliza-se das seguintes medidas para avaliar o desempenho do sujeito nas tarefas: Tempo Médio de Reação, Erros por Omissão e Erros por ação, considerando os resultados do avaliando durante o teste.

 

Público Alvo 

Crianças de 6 anos a adolescentes de 17 anos e 11 meses de idade, com escolaridade entre o 1º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.

 

Contexto

O TAVIS‑4 pode ser utilizado em avaliações do desen­volvimento, clínica e no contexto escolar a fim de in­vestigar os processos atencionais visuais ao longo dos anos do desenvolvimento, desde a infância até a adolescência.

Como apresenta normas considerando a idade e sexo, o instrumento é um recurso adicional para avaliação nas investigações clínicas que incluem problemas de atenção, contribuindo para identificação de prejuízos em aprendizagem e comportamentais, dependentes de processos atencionais.

 

Aplicação

Para que o examinando possa ser avaliado corretamente sem o risco de invalidação, além de seguir os padrões de aplicação e instrução, é essencial que as condições do ambiente e equipamento sejam adequadas.

A coleção completa do TAVIS‑4 compreende o manual e um pen drive, que possibilta a instalação do instrumento em até 5 dispositivos diferentes.

A configuração mínima necessária para ins­talação e funcionamento do TAVIS‑4 (versão Windows) consiste em:

  • sistema operacional : Windows 8 ou superior
  • pode ser utilizado em laptop ou desktop
  • aproximadamente 10 MB de espaço livre no HD
  • porta de leitura para USB
  • resolução 640 x 480 pixels para o monitor de 14 ou 15 polegadas

* Para quem utiliza o sistema IOS, sugere-se o uso de programas que executem o sistema Windows dentro do MAC.

Para iniciar a instalação basta inserir o pen drive na entrada USB do computador e seguir as instruções do manual.

Todas as tarefas do TAVIS‑4 são precedidas por um pe­ríodo para treino. Este permite que o examinador veri­fique se o indivíduo entendeu adequadamente as instru­ções da tarefa.

O tempo total para aplicação do instrumento é em torno de 15 minutos para crianças de 6 a 11 anos e de 20 minutos para adolescentes a partir de 12 anos de idade.

 

Normatização

O grupo normativo foi composto de 631 crianças e ado­lescentes com idades entre 6 e 17 anos num período de 2 anos. O recrutamento e a avaliação ocorreram em 3 estabelecimentos de ensino da cidade do Rio de Janeiro, de forma voluntária e gratuita, sendo o teste realizado por aplicadores treinados em testes neuropsicológicos.

A divisão de faixas etárias foi determinada levando‑se em consideração as diferenças de desempenho. As ida­des com desempenhos semelhantes permaneceram num mesmo grupo.

Foi também realizada uma avaliação informal do compor­tamento durante a aplicação, sendo os dados relevantes anotados para posterior consideração (para analisar um resultado em determinada tarefa do teste ou para cor­roborar os achados de desatenção, por exemplos). Essa conduta é de crucial importância quando esse tipo de função é avaliada.

 

 

Depoimentos

 

"Seu autor principal, pioneiro da neuropsicologia brasileira é o psiquiatra Prof. Dr. Paulo Mattos. Um dos maiores pesquisadores sobre transtornos que envolvem prejuízos na atenção, Paulo Mattos desenvolveu o TAVIS para facilitar a atividade de clínicos e pesquisadores, preocupando‑se fundamentalmente com a aplicabilidade da ferramenta. A verão atual da tarefa conta ainda com a preciosa participação do Neuropsicólogo Prof. Dr. Neander Abreu, que tem a excelência em usar a psicometria para fins clínicos, o que potencializa tanto a validade interna quanto a externa desse instrumento".

Leandro Fernandes Malloy‑Diniz - Neuropsicólogo/realizou o prefácio deste manual.

 

"Investir em bons instrumentos de avaliação faz toda diferença no resultado final do nosso trabalho enquanto profissionais da área da neuropsicologia. Hoje é dia de TAVIS4, uma ferramenta totalmente informatizada e atualizada ao que se propõe". 

Bruna Bona - Neuropsicóloga 

 

 

Autor 

 

Paulo Mattos

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFRJ (2005 até o presente). Pesquisador do Instituto Dor de Pesquisa e Ensino (2011 até o presente).