X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?

Subjetividade e Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural

Marjorie C. Rocha da Silva; Marisa I. Siqueira Castanho
Ocultar subprodutos

ISBN 978-8585439248

*320 páginas

 

BAIXE O 1° CAPÍTULO GRATUITAMENTE

 

Subjetividade e Aprendizagem

Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural

 

As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida.

Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas.

As autoras procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades.

 

Sumário

1. Apresentação

2. Escuta da subjetividade: amadurecimento emocional e os processos de aprendizagem

3. Escuta psicanalítica e inclusão escolar: as dificuldades de aprendizagem, a família e os sentimentos da criança

4. O aprendiz aprisionado: uma compreensão psicanalítica sobre o fracasso escolar

5. Aprendizagens na experiência clínica: as dobras do sintoma

6. Avanços conceituais na aprendizagem de Ciências Naturais na educação infantil: uma análise histórico cultural

7. Brincadeira na educação infantil: considerações sobre aprendizagem e desenvolvimento

8. Identificações ocupacionais de adolescentes trabalhadores em uma universidade pública

9. Trabalho, sofrimento e subjetividade: sentidos produzidos por alunas de cursos superiores noturnos

10. Trabalho sofrido: notas sobre a experiência emocional de professoras

11. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação.

12. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação

13. Novas aprendizagens em processos de reenstruturação corporativa: a dimensão subjetiva na gestão do conhecimento

 

Autoras:

 

Marjorie C. Rocha da Silva

Psicóloga, mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco. Especialista em Neuropsicologia. Tem experiência na área clínica, pesquisa, docência, assessoria e consultoria educacional. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica e educacional, neuropsicologia, fatores de sucesso e fracasso escolar, avaliações educacionais em larga escala, saúde mental e declínio cognitivo em adultos e idosos; e fatores que influenciam na aprendizagem e vinculação terapêutica.

 

Marisa I. Siqueira Castanho

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientiae (1973), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora da Universidade Paulista e membro de diretoria executiva da ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia. Membro da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Subjetividade, Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, psicopedagogia, aprendizagem, desenvolvimento e educação não-formal.