RE-HSE-P

Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas e Parentais

Alessandra T. Bolsoni-Silva/ Sonia R. Loureiro/ Edna Maria Marturano
Ocultar subprodutos

 

Material restrito à psicólogos

 

Descrição

O Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas e Parentais (RE-HSE-P) tem como objetivo a caracterização e o levantamento de indicadores de problemas comportamentais de crianças escolares e pré-escolares, com base em perguntas guia direcionadas ao responsável pela criança.

O RE-HSE-P apresenta 13 conjuntos de perguntas, sendo 05 delas para avaliação da frequência comportamental. São também investigadas variáveis contextuais, e cada uma delas possui as seguintes alternativas de respostas: habilidades sociais educativas parentais, práticas educativas negativas, contexto, problemas de comportamento e habilidades sociais. 

Sendo assim, ele descreve funcionalmente a capacidade social e educacional, especialmente as relacionadas à interação entre pais e filhos, investigando variáveis antecedentes e consequentes para cada habilidade social educativa parental.

Os autores apresentam uma proposta de análise qualitativa e quantitativa para as informações da entrevista utilizando como referência de avaliação os escores da amostra normativa.

 

Público-Alvo

O instrumento é destinado a crianças em idade pré-escolar e escolar e deve ser preenchido pelos responsáveis (pai, mãe ou outro responsável).

 

Aplicação

Ele deve ser aplicado individualmente, tendo em vista que se trata de uma entrevista clínica. O tempo de aplicação varia de acordo com as respostas dos sujeitos às perguntas abertas do roteiro.

 

A entrevista deve ser gravada para avaliação posterior, seguindo os critérios propostos no manual.

 

Contexto

Recomenda-se o uso em contextos de avaliação clínica, seja como triagem, seja como medida de pré e pós intervenção psicológica e também para psicólogos de instituições que atendam a população alvo.

 

Normatização

O instrumento foi aplicado em 213 cuidadores primários de crianças em idade pré-escolar e do ensino fundamental, localizados na cidade de São Carlos/SP. Desses cuidadores, 103 eram mães, 12 eram pais e 8 eram avós.

As tabelas normativas foram divididas segundo as habilidades propostas pelo instrumento e revelam as perguntas que devem ser classificadas para posteriormente serem quantificadas no protocolo. São fornecidas também tabelas com os escores de referência para identificação dos aspectos comportamentais clínicos, limítrofes e não clínicos considerando os aspectos positivos da interação e os aspectos negativos.

Artigo Relacionado

 

Validação do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P)

Link: https://mla.bs/fca49ec2

 

Autoras

 

Alessandra T. Bolsoni-Silva

Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (2000) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e é livre-docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente, é Professora Adjunta em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 

 

Sonia Regina Loureiro

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Membro do GT da ANPEPP - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES - A1). Desenvolve pesquisas na área de tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, avaliação psicológica, crianças e comportamento.

 

Edna Maria Marturano

Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1971) e doutora em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É orientadora credenciada no programa de pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / USP.