Uso do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach® (R-PAS®)

Joni L. Mihura; Gregory J. Meyer
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ISBN: 978-85-85439-84-2 
 
*552 páginas 

 

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Uso do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach® (R-PAS®)

Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
Revisão técnica: Giselle Pianowski

 

O Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) foi idealizado para substituir o Sistema Compreensivo de John Exner, uma importante ferramenta para compreensão da dinâmica da personalidade.

Para melhor aproveitamento do material, os codesenvolvedores do R-PAS apresentam uma nova obra repleta de casos clínicos que prometem auxiliar na realização de atividades como: aplicação, codificação e interpretação dos resultados.

Trata-se do primeiro livro que ilustra inteiramente como o R-PAS é implementado e interpretado e tem objetivo de reduzir ambiguidades e revelar a sólida base empírica das normas de uso internacional do sistema.

  • Oferecer aos psicólogos e estudantes exemplos clínicos para ajudar na aplicação, avaliação e tratamento em diferentes contextos de avaliação.

 

"Combinando habilmente evidências empíricas com conhecimento clínico, os capítulos fazem os dados do R-PAS ganharem vida". 

Robert F. Bornstein - PhD, Derner Institute of Advanced Psychological Studies, Adelphi University.

 

Sumário 

PARTE I – OS FUNDAMENTOS DO R‑PAS E SUA INTERPRETAÇÃO
1. Introdução ao R-PAS
2. Princípios de interpretação do R‑PAS
3. Uso das normas do R-PAS com ênfase em crianças e adolescentes


PARTE II – USO DO R-PAS EM AMBIENTES CLÍNICOS
4. O zumbi partido
5. Quando lobos caem do céu
6. Um caso de R‑PAS de uma paciente internada com tentativa de suicídio recente
7. Compreendendo um impasse terapêutico
8. Uso do R‑PAS na avaliação terapêutica de uma estudante universitária com desconexão emocional 
9. Como protocolos individuais no R‑PAS esclarecem relações de casais
PARTE III – Uso do R‑PAS em avaliações forenses
10. Uso do R‑PAS no exame de responsabilidade criminal para avaliar insanidade 
11. Uso do R‑PAS na avaliação do risco de violência 
12. Uso do R-PAS na avaliação de possíveis intrusões psicóticas e raumáticas em uma mulher com psicopatia 
13. Uso do R‑PAS em casos de direito de família 
14. Uso do R‑PAS na avaliação de variáveis psicológicas na violência doméstica

PARTE IV – USO DO R‑PAS EM AVALIAÇÕES DE SELEÇÃO
ORGANIZACIONAL, NEUROPSICOLÓGICAS E EDUCACIONAIS
15. Uso do R‑PAS na avaliação seletiva de um candidato para ingresso em um seminário católico romano
16. Uso do R‑PAS em uma avaliação neuropsicológica de uma paciente adulta de alto funcionamento com depressão, ansiedade e um histórico de trauma relacional
17. Uso do R‑PAS na avaliação neuropsicológica de um menino de 8 anos
18. Sentir dor
19. Uso do R‑PAS na avaliação de uma perturbação emocional no contexto escolar

Confira nesse vídeo, a Prof. Dra Ana Cristina Resende comentando sobre o R-PAS:

 

Organizadores:

 

Joni L. Mihura

É PhD, e professora de Psicologia na University of Toledo, onde leciona avaliação psicológica e psicoterapia psicodinâmica/integrativa. Recebeu vários prêmios na carreira. Atua no conselho editorial das revistas ciêntíficas Journal of Personality Assessment e Rorschachiana, é Fellow da Society for Personality Assessment e coeditora do Handbook of Gender and Sexuality in Psychological Assessment. É codesenvolvedora do R-PAS e ministra palestras, bem como treinamentos, como convidada internacional.

 

Gregory J. Meyer

É PhD e professor de Psicologia na University of Toledo, especializado em avaliação psicológica com ênfase na integração de métodos de avaliação. Recebeu inúmeros prêmios relacionados à avaliação da Society for Personality Assessment (SPA) e o Prêmio por Distinguished Contributions to Assessment Psychology da American Psychological Association (APA). É Fellow da APA e da SPA. Com mais de 75 publicações revisadas por pares, ele é ex-editor do Journal of Personality Assessment. É codesenvolvedor do R-PAS e ministra palestras, além de treinamentos, como convidado internacionalmente.