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QHC

Questionário de habilidades sociais, comportamentos e contextos para universitários

Alessandra T. B. Silva; Sonia R. Loureiro
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Material restrito à psicólogos

 

Descrição

O objetivo do Questionário de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para universitários é avaliar habilidades sociais e de comportamentos nas interações com diferentes interlocutores e consições contextuais. Destacam-se os indicadores psicométricos positivos do instrumento, inclusive ao considerar preditores de saúde mental.

O QHC-Universitários tem se mostrado útil em pesquisas de:

a) caracterização e de levantamento quanto à influência de variáveis sócio-demográficas, incluindo a identificação de diferenças de gênero;

b) no rastreamento de dificuldades específicas considerando os indicadores de saúde mental tais como fobia social, depressão, transtorno de ansiedade generalizada, abuso de álcool/outras substâncias; 

c) na caracterização de repertórios relacionados ao uso de internet;

d) na identificação de padrões específicos para diferentes cursos de graduação (biológicos x humanas x exatas) e anos dos cursos (iniciais x finais); e

e) na comparação de grupos clínicos e não clínicos.

 

Público-Alvo

Este manual técnico apresenta um instrumento destinado a universitários, tendo como proposição a avaliação de habilidades sociais e de comportamentos nas interações com diferentes interlocutores e condições contextuais.

 

Contexto

O instrumento poderá ser útil no contexto institucional, acadêmico e clínico, além do seu uso em pesquisa. Recomenda-se a sua utilização por profissionais psicólogos como procedimento de avaliação nos contextos de orientação acadêmica para universitários e de psicologia clínica, seja com a finalidade de triagem, seja como medida de pré e pós-intervenção psicológica.

 

Aplicação

O tempo de aplicação é de 15 a 25 minutos e pode ser aplicado individual ou coletivamente.

 

Normatização

No manual são apresentadas as principais análises psicométricas, com uma amostra de 1282 participantes, homens e mulheres de diferentes cursos e áreas de conhecimento.

 

 

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Autoras

 

Alessandra T. Bolsoni-Silva 

Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (2000) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e é livre-docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente, é Professora Adjunta em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.

 

Sonia R. Loureiro

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Membro do GT da ANPEPP - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES - A1). Desenvolve pesquisas na área de tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, avaliação psicológica, crianças e comportamento.