X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?

Promove - Universitários. Treinamento de habilidades sociais: guia teórico e prático

Alessandra Turini Bolsoni-Silva; Fabiane Ferraz Silveira Fogaça; Carla Giovanna Belei Martins; Tatiana Fujisaka Tanaka
Ocultar subprodutos

ISBN 978-65-990257-9-2

*168 páginas

 

BAIXE O 1° CAPÍTULO GRATUITAMENTE

 

Promove - Universitários.

Treinamento de habilidades sociais: guia teórico e prático

 

Ingressar na universidade, normalmente, é um momento de grande expectativa e realização. Entretanto, o contexto universitário requer do estudante a habilidade de lidar com múltiplas demandas.

Deste modo, identificar as variáveis associadas ao contexto do universitário, contribui para promover a saúde mental, desempenho acadêmico e as habilidades sociais do estudante. 

 

Sumário:


Apresentação


1. A vivência na universidade: desafios e promoção de saúde 
Desafio, dificuldade e proteção na universidade 
A influência das variáveis demográficas na saúde mental e nas habilidades sociais 
Estudos psicométrico e de caracterização do LADS 
Saúde mental e possíveis relações funcionais com habilidades sociais e problemas na
vida universitária 


2. Intervenções psicológicas em estudantes universitários: revisão sistemática 
Método 
Resultados 
Conclusões 


3. Estudos com o Promove – Universitários: medidas de resultado e de processo 


4. Descrição do Promove – Universitários
Formulação de caso 
Aplicação do Promove – Universitários
Orientações gerais de condução e manejo do terapeuta 


Sessão 1 – Apresentação, verificação de expectativas. Comunicação: Iniciar, manter e encerrar conversações 
Sessão 2 – Comunicação: Fazer e responder perguntas. Falar em público 
Sessão 3 – Apresentar Seminário. Lidar com autoridade. Organizar rotina de estudos e de
atividades sociais 
Sessão 4 – Empatia. Conhecer direitos humanos básicos, cidadania. Negociar 
Sessão 5 – Conhecer diferenças entre comportamento habilidoso, passivo, e agressivo
Sessão 6 – Expressar sentimentos positivos, elogiar e receber elogios, dar e receber feedback positivo, e agradecer 
Sessão 7 – Expressar opiniões (de concordância, de discordância) e ouvir opiniões (de concordância, de discordância) 
Sessão 8 – Expressar sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, e solicitar mudança de comportamento 
Sessão 9 – Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros, pedir desculpas 
Sessão 10 – Relacionamento amoroso 
Sessão 11 – Relacionamento familiar 
Sessões 12 e 13 – Temas livres 

5. Transtorno de personalidade borderline e terapia analítico-comportamental: um estudo de caso 
Método 
Resultados e discussão                                                                              Considerações finais 

Referências 
Bibliografia da base documental do estudo de revisão do Capítulo 2 
Apêndice

Confira o webinar sobre o 'Promove-Universitários' realizado pelas autoras deste livro:

 

 

 

 

Autoras:

 

Alessandra Turini Bolsoni-Silva

É psicóloga, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutora em Psicologia e pós-doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USPRP). Atualmente, é livre-docente em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru), onde leciona nos cursos de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Trabalha com Análise Aplicada do Comportamento em Psicologia Clínica e em Psicologia do Desenvolvimento em diferentes temáticas.

 

Fabiane Ferraz Silveira Fogaça

É psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru), mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru e doutora em Psicologia pela UFSCar, com estágio-sanduíche na Universidade de Nevada, Reno (EUA). Atualmente é professora auxiliar I da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

 

Carla Giovanna Belei Martins

É psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento eAprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). Atualmente, atua como psicóloga clínica no Núcleo de Análise do Comportamento de São José do Rio Preto (NAC–Rio Preto) e é professora do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp) e de cursos de extensão e de pós-graduação.

 

Tatiana Fujisaka Tanaka

É psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru), com período sanduíche na Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal). Tem experiência na área clínica da psicologia, com ênfase na terapia analítico-comportamental.