Promove - Pais - Treinamento de habilidades sociais educativas: guia teórico e prático.

Alessandra T. Bolsoni-Silva; Fabiane Ferraz Silveira Fogaça
Ocultar subprodutos

ISBN 978-85-85439-66-8 

*111 págs

 

BAIXE AQUI 1° CAPÍTULO GRATUITO 

 

Promove – Pais.

Treinamento de habilidades sociais educativas: guia teórico e prático.

Ter crianças em casa é o desejo de muitas famílias. Embora tragam muitas alegrias, educá-las não é uma tarefa simples, representando grandes desafios aos cuidadores.

Nesse contexto, surge a presente obra enaltecendo a sistematização de informações acerca das práticas e habilidades sociais educativas na interação com o comportamento de crianças e jovens. Através da psicologia preventiva, o material aborda as técnicas mais atuais e a prática frente a atuação com os pais na interação com as crianças. Capacitando o profissional a aplicar intervenções diante comportamentos problemas e maximizando o desenvolvimento saudável da infância.

 

Sumário

Apresentação

 

SEÇÃO 1: Problemas de comportamento e habilidades sociais infantis na interface com práticas educativas familiares

Comportamentos infantis: ocorrência, escolaridade e sexo

Práticas educativas e comportamentos infantis: conceitos e estudos empíricos

Comportamentos infantis, práticas educativas e suas relações com a saúde mental materna

Relacionamento conjugal e estado civil na relação com comportamentos infantis e práticas educativas

 

SEÇÃO 2: Intervenções para prevenir ou tratar problemas de comportamento

Breve histórico e estudos de revisão sobre treinamento de pais

Modelo colaborativo: Webster-Stratton e Herbert (1993)

O modelo colaborativo

O início da intervenção

A estrutura do processo de intervenção

 

SEÇÃO 3: Promove – Pais

Estudos com o Promove - Pais: medidas de resultado e de processo

Avaliação e formulação do caso

Entrevistas semiestruturadas

Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas (RE-HSE-P)

Escalas para avaliar problema de comportamento e habilidades sociais infantis

Aplicação do Promove - Pais

 

Promove - Pais: descrição das sessões

Sessão 1- Apresentação e iniciar e manter conversações

Sessão 2- Fazer e responder a perguntas

Sessão 3- Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer

Sessão 4- Conhecer direitos humanos básicos

Sessão 5- Expressar e ouvir opiniões

Sessão 6- Comportamento habilidoso e não habilidoso

Sessão 7- Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo

Sessão 8- Negociar, fazer e recusar pedidos

Sessão 9- Lidar com críticas, admitir próprios erros, pedir desculpas

Sessão 10- Estabelecer limites: consistência na forma como pais e mães interagem com a criança. Estabelecer regras

Sessão 11- Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limites aos filhos

Sessão 12- Estabelecer limites: ignorar comportamentos problema, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção, expressar afeto

Sessão 13- Estabelecer limites: ignorar comportamentos problema, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção, expressar afeto

Sessão 14- Tema livre

 

Depoimento


"Pensa em dois livros incríveis de treinamento de habilidades sociais para pais e crianças que são esses dois"
(Referindo-se ao 'Promove-pais' e o 'Promove-crianças').

Equipe Expando Psicologia - Três Lagoas/ MS

  

Confira o webinar sobre o 'Promove-Pais' realizado pelas autoras deste livro:

 

Autores

 

Alessandra T. Bolsoni-Silva

Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (1999), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003). Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e Livre Docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru).

 

Fabiane Ferraz Silveira Fogaça

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Faculdade de Ciências UNESP Bauru (2009) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015) com bolsa sanduiche na University of Nevada, Reno. Atualmente é Professor Auxiliar I da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: treino de pais, habilidades sociais, problemas de comportamento, terapia analítico-comportamental e analise comportamental da cultura.