Promove - Crianças - Treinamento de Habilidades Sociais

Alessandra Pereira Falcão; Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-85-85439-29-3

*104 páginas

 

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO 

 

Promove-Crianças

Treinamento de Habilidades Sociais 

Crianças com problemas de comportamento têm despertado a preocupação de pais, professores, coordenadores e diretores de escola, em virtude das dificuldades de convívio social e de desempenho acadêmico por elas apresentadas.

O manejo adequado desses problemas se tornou um desafio para os profissionais, tanto na busca de soluções eficazes para os comportamentos-problema quanto de estratégias que permitam a prevenção de problemas futuros.

Neste cenário, o procedimento de intervenção Promove – Crianças foi elaborado tendo como fundamento a Psicologia Baseada em Evidências e é composto por 10 sessões de intervenção que envolvem as habilidades sociais destacadas pela literatura da área como diferenciadoras dos repertórios de crianças clínicas e não clínicas, do Ensino Fundamental, para problemas de comportamento.

 

 

Sumário 

1 - Task force: Psicologia baseada em evidências

2 - Habilidades sociais e problemas de comportamento na interface com a Psicologia do desenvolvimento e com a análise do comportamento

3 - Como elaborar um procedimento de intervenção

3.1 - Análise dos estudos encontrados quanto às variáveis: participantes, coletas, delineamentos, objetivos, tipos de intervenção e resultados

3.2 - Habilidades sociais e problemas de comportamento destacados pela literatura selecionada

3.3 - Avaliação do repertório de crianças clínicas e não clínicas quanto a problemas de comportamento e habilidades sociais

4 - Procedimento - piloto de intervenção

4.1 - Resultados da intervenção do estudo piloto

5 - Procedimento final de intervenção: Promove – Crianças

SESSÃO 1 – Habilidades da sessão: cumprimentar, iniciar conversas e civilidade 

SESSÃO 2 – Habilidades da sessão: agradecer, falar coisas boas e expressar opiniões

SESSÃO 3 – Habilidades da sessão: fazer amigos, ajudar, brincar e dividir as coisas

SESSÃO 4 – Habilidades da sessão: esperar minha vez e me controlar

SESSÃO 5 – Habilidades da sessão: expressar frustração adequadamente; não se deixar intimidar

SESSÃO 6 – Habilidades da sessão: nomear sentimentos e ter empatia

SESSÃO 7 – Habilidades da sessão: expressar direitos e necessidades adequadamente;

SESSÃO 8 – Habilidades da sessão: elogiar, beijar e abraçar

SESSÃO 9 – Habilidades da sessão: fazer, atender a pedidos e agradecer

SESSÃO 10 – Habilidades da sessão: admitir erros, pedir desculpas e ouvir críticas

 

Depoimentos

 

"Livro excelente e trás programa prático para uma área que sempre trás muita teoria, enriquecedor à prática do profissional de psicologia".

Edlei Timbó Passos - Psicóloga

 

"Pensa em dois livros incríveis de treinamento de habilidades sociais para pais e crianças que são esses dois" (Referindo-se ao 'Promove-pais' e o 'Promove-crianças')

Equipe Expando Psicologia - Três Lagoas/ MS


"O livro 'Promove - crianças Treinamento de habilidades sociais', faz algumas sugestões de livros infantis ilustrados que são usados para trabalhar habilidades sociais, ajudar, brincar e dividir brinquedos e comida.'

Vanessa Nogueira - Psicóloga

 

Confira o webinar sobre o 'Promove-crianças' realizado pelas autoras deste livro:

 

 

Autoras

 

Alessandra Pereira Falcão

Mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, SP. Sócia-proprietária e psicóloga clínica na empresa Psicovida - Centro de Psicologia Aplicada, Londrina - PR.

 

Alessandra Turini Bolsoni-Silva

Professora Adjunta em Psicologia Clínica e docente do programas de pósgraduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, SP.