O Escolar

Débora Marques de Miranda; Leandro Fernandes Malloy-Diniz
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-65-990257-4-7

*384 páginas

 

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITAMENTE

 

O Escolar

Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida 

 

Nesta obra, os autores contextualizam a criança escolar nos ambientes diversos, os sintomas que podem surgir e como abordá-los de uma forma prática e atual. A criança em idade escolar é aquela que já apresenta avanços consideráveis no desenvolvimento da cognição, motricidade, linguagem e regulação emocional. 

Profissionais experientes tecem comentários sobre problemas atuais e informam, dentro do melhor que a literatura científica sugere, como abordar a criança dessa faixa etária de forma a evitar déficits e aprimorar a trajetória de seu desenvolvimento, otimizando o capital mental do indivíduo e da sociedade.

 

Conheça a obra 'O pré-escolar', da coleção 'Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida'

 

Sumário

 

Introdução

 

Parte 1 - Aspectos gerais

 1. Crianças em idade escolar: atualidades

 2. Desenvolvimento das funções executivas, comportamento motor e

habilidades socioemocionais na idade escolar

 3. Avaliação multidimensional do escolar

 4. Educando mães, educando gerações

 5. O papel da nutrição no desenvolvimento do escolar

 6. Inteligência: superdotação e deficiência intelectual

 7. O aprendizado da leitura e da escrita

 8. O aprendizado da Matemática

 9. A formação da identidade de aprendiz 

 

Parte 2 - Sobre a escola para o escolar

 10. Transição para o ensino fundamental: o que muda na escola?

 11. Uma escola para todos: o foco nas diferenças individuais

 12. Atividade física e desempenho escolar

 13. Quando o escolar não aprende Matemática: cognição numérica e

discalculia

 14. Quando o escolar não aprende a leitura

 15. Novas tecnologias na educação

 

Parte 3 - Sobre o escolar com demandas clínicas

 16. Quando o escolar tem problemas de comportamento

 17. Quando o escolar tem dificuldades em socializar

 18. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e o escolar

 19. Quando o escolar apresenta dificuldades globais de

desenvolvimento

 20. Quando o escolar se excede no uso de recursos eletrônicos

 21. O desenvolvimento do escolar com doenças crônicas

 22. Intervenções farmacológicas no escolar

 23. Intervenções na família

 24. Intervenções cognitivas e comportamentais na escola do novo

século – menos poesia e mais eficiência

Depoimentos 

 

"O Escolar é um livro editado pela Profa. Débora Miranda (@debora.m.miranda) e pelo Prof. Leandro Malloy-Diniz (@malloydiniz) que apresenta o desenvolvimento típico da criança em idade escolar, os mecanismos para tornar esse processo saudável, os sintomas de situações de alerta e os principais fatores de risco observado ao desenvolvimento saudável.

Garanta a sua cópia, eu já tenho a minha!"

Alexandre Magno - Neuroscientista, Doutor em Medicina Molecular

 

"Livro muito bom. Excelente aquisição para quem trabalha com crianças".

Ana Cláudia Jacoub - Psicóloga

 

"Coisa mais linda!!! Ansiosa para ler! Malloy e Débora são sensacionais!!!"

Wanessa Paixão - Psicóloga - Portal Psic

 

 

Organizadores

 

Débora Marques de Miranda

Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pediatra pelo HC-UFMG/MEC. Mestre e doutora em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Coordenadora do Núcleo de Investigação do Transtorno da Impulsividade e do Déficit de Atenção (NITIDA/HC-UFMG). Professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. 

 

Leandro Fernandes Malloy-Diniz

Psicólogo e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos programas de pós-graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2014-2015.