Pesquisa Teórica em Psicologia - Aspectos Filosóficos e Metodológicos

Carolina Laurentis; Carlos Eduardo Lopes; Saulo de Freitas Araujo
Ocultar subprodutos

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO

 

Pesquisa Teórica em Psicologia - Aspectos Filosóficos e Metodológicos

 

Uma das peculiaridades da formação do psicólogo é a necessidade de lidar com a diversidade de teorias e sistemas em psicologia. Essa pluralidade lança o desafio de reconhecer a irredutibilidade das diferentes formas de compreensão dos fenômenos psicológicos, bem como de buscar clareza sobre o desenvolvimento histórico e os compromissos filosóficos que sustentam essa diversidade. Esse esclarecimento pode ser alcançado por meio da pesquisa teórica, entendida como uma das principais maneiras de produção de conhecimento em história e filosofia da psicologia.

Contudo, a pesquisa teórica ainda é vista de forma reticente na psicologia. Um dos motivos dessa desconfiança é a falta de clareza acerca de sua própria definição, bem como de seus procedimentos metodológicos. Além disso, o ensino das habilidades básicas de pesquisa em psicologia geralmente toma como modelo a pesquisa empírica, tratando a pesquisa teórica como uma pseudopesquisa.

Assim, o livro pretende trazer ao menos três contribuições para a área de psicologia: dar maior visibilidade às pesquisas teóricas, destacando suas potencialidades e especificidades metodológicas; fornecer material para o ensino de habilidades de pesquisa em psicologia, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação; e auxiliar no reconhecimento da pesquisa teórica como uma forma legítima de produção de conhecimento em psicologia.

 

Sumário

1. Relações entre pesquisa teórica e pesquisa empírica em psicologia

2. Metodologia da pesquisa conceitual em psicologia

3. Fontes de confusão conceitual na psicologia

4. A integração entre a história da psicologia e a filosofia da psicologia como programa de pesquisa teórica

5. A investigação histórica de teorias e conceitos psicológicos: breves considerações metodológicas

6. Biografia científica e pesquisa teórica da historiografia da psicologia

  

 

Autores

 

Carolina Laurentis 

Psicóloga, doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

 

Carlos Eduardo Lopes

Psicólogo, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e professor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

 

Saulo de Freitas Araujo 

Psicólogo, doutor em Filosofia pela Universidade de Campinas/Universit?t Leipzig e professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Juiz de Fora.

 

ISBN:  978-85-85439-25-5

* 167 páginas