O psicólogo na redução dos riscos de desastres

Olavo Sant'Anna Filho; Daniela da Cunha Lopes
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-85-85439-43-9

* 255 páginas

 

BAIXE O 1° CAPÍTULO GRATUITO

 

O psicólogo na redução dos riscos de desastres

Teoria e prática

 

O livro O psicólogo na redução dos riscos de desastres: Teoria e prática, é destinado a professores, estudantes, psicólogos e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil, oferece diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos, buscando integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe.

Assim, foi estabelecida, em 1948, a psicologia nos desastres, e, desde então, seu campo de pesquisa tem evoluído constantemente. 

Sabemos que a psicologia nas emergências, nos desastres e nos incidentes críticos ainda hoje é uma área em construção em nosso país, e há muito a ser feito, tanto em termos de pesquisa especializada quanto de ensino e de intervenções psicossociais, por isso a importância da contribuição desta obra.

 

Principais vantagens:

  • Apresenta o fazer do psicólogo em cenários de emergências;
  • Aborda a intervenção psicológica em tragédias marcantes;
  • Traz uma fundamentação teórica da psicologia em situações de tragédia.

 

 

Sumário

 

Parte 1. Fundamentos teóricos da psicologia nas emergências e nos desastres

1. A psicologia nas emergências, nos desastres e nos incidentes críticos

2. Psicodinâmica decorrente de situações traumáticas e o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)

3. Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil

4. Profissionais de primeira resposta, de Defesa Civil, de resgate médico de urgência e demais profissionais da área de saúde que atuam em situações traumáticas

 

Parte 2. O fazer do psicólogo em cenários de emergências, desastres e incidentes críticos: da teoria à prática

5. Suporte psicológico a bombeiros militares

6. Psicologia na gestão integral do risco de desastres: o caso do terremoto em Caraíbas (MG)

7. Gestão de riscos de desastres baseada na comunidade: contribuições da/para a psicologia

8. Desastres aéreos e suas implicações na atenção integral

9. Intervenções da psicologia na tragédia da boate Kiss

10. O megadesastre de 2011: humanização e construção de ação centrada na pessoa

11. A construção do cuidado psicossocial aos atingidos no desastre de Mariana (MG): um relato de experiência

 

Parte 3. O fazer do psicólogo em cenários de conflitos armados, epidemias e auxílios humanitários

12. Intervenção de psicólogos de organização não governamental em desastres e situações de auxílio humanitário

13. Atenção psicológica em conflitos armados e desastres naturais: relatos de experiência em cenários internacionais

 

 

 

Depoimentos 

 

"O livro é um excelente compilado de artigos de profissionais que lidam com as situações de Psicologia em Emergência, deve ser lido por profissionais de todas as áreas".

Ana Maria D'Alessandro de Camargo

 

"O livro atendeu as minhas expectativas. Possui linguagem clara, bem instrutivo e escrito por profissionais renomados sendo um ótimo instrumento para psicólogos que atuam na área".

Sebastiao Hilario Neves Dias

 

 

Confira a LIVE 'O papel do psicólogo na gestão integrada dos ricos de desastres' com os autores, em nosso Instagram. Clique na imagem para ser direcionado:
 

 

 

Organizadores

 

Olavo Sant’Anna Filho

Psicólogo pela Universidade de Guarulhos, psicoterapeuta e psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) e Escola Paulista de Psicodrama (EPP). Pós-graduado em Gestão de Desastres, Saúde e Desenvolvimento pela Universidade da Costa Rica e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Foi consultor da Opas em programas de preparação para desastres. Foi coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, no período de 1997 a 2001. É pioneiro na introdução da psicologia nas emergências e desastres no Brasil. Membro da Rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres.

 

Daniela da Cunha Lopes

Psicóloga pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCEUB), especialista em Terapia Familiar e de Casal pelo Holon Espaço Dinâmico, Unidade de Formação, e também em clínica Psicodinâmica do Trabalho e Gestão do Estresse pela Universidade de Brasília (UnB). Foi diretora do Departamento de Minimização de Desastres (DMD) e secretária nacional substituta da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. Atuou na assistência humanitária, no gerenciamento e na administração de desastres em todo o território nacional e em países da América Latina e do Caribe, no período de 2003 a 2012. Membro fundadora da Rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres e membro fundadora da Associação Brasileira de Redução de Risco de Desastre.