X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?

John Watson. O behaviorismo clássico

Saulo de Freitas Araujo; Bruno Angelo Strapasson
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-65-89092-01-8

*176 páginas

 

BAIXE O 1º CAPÍTULO GRATUITAMENTE

 

O behaviorismo clássico

Série Clássicos da Psicologia 

 

John Broadus Watson (1878-1958) é frequentemente indicado como um dos mais importantes psicólogos do século XX. Tal importância se deve principalmente ao seu papel na criação do behaviorismo, um movimento que teve um impacto decisivo na comunidade
psicológica da época, e que influenciou a psicologia na contemporanidade. 

A despeito de sua importância histórica para a psicologia, a obra de Watson ainda é pouco conhecida no Brasil. No intuito de torná-la mais acessível a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no assunto, o presente volume contém oito textos de Watson,
sendo sete deles traduzidos pela primeira vez para o português, acompanhados de notas históricas explicativas e cronologia.

 

Sumário

 

Introdução
Biografia
Sobre os textos
Sobre a tradução
Cronologia

A nova ciência do comportamento animal (1910)

A psicologia como o behaviorista a vê (1913)

Imagem e afeto no comportamento (1913)

Reações emocionais condicionadas (1920)

J. B. Watson e Rosalie Rayner

Como pensamos: A visão do behaviorista (1926)

O mito do inconsciente: Uma explicação behaviorista (1927)

O que é o behaviorismo? (1928)

Autobiografia (1936) 

Organizadores

 

Bruno Angelo Strapasson

Graduação pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná e pesquisador com ênfase nas áreas de história e teoria do Behaviorismo e de Análise do Comportamento. 

 

Saulo de Freitas Araujo

Psicólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas / Universität Leipzig (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Diretor do NUHFIP (Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt) da UFJF. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História e Filosofia da Psicologia, Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant e a psicologia, evolução do projeto de uma psicologia científica, o pensamento de Wilhelm Wundt e William James, o problema mente-cérebro na filosofia e na psicologia.