Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.Descrição
A nomeação de estímulos alternados é definida como a habilidade de nomear, o mais rápido possível, estímulos de diferentes categorias semântica que estão visualmente
apresentados os integrando com suas representações verbais e fonológicas. Este tipo de tarefa indica quão rápido se dá a integração de processos visuais linguísticos, atencionais
e executivos, fornecendo então uma das medidas mais sensíveis para diferenciação entre bons e maus leitores.
O Teste de Nomeação de Estímulos Alternados NOMEA visa estimar a habilidade do examinando em ver estímulos visuais de diferentes categorias semânticas e nomeá-los de
forma seriada, acurada e rápida. Assim, o NOMEA apresenta uma medida relevante para a identificação precoce de riscos de dificuldades em leitura e aprendizado em crianças,
bem como para avaliar processos vinculados à fluência de nomeação e de leitura, assim possibilitando o uso como instrumento diagnóstico.
É um teste individual dividido em 3 subtestes - NOMEA-CO (cores e objetos), NOMEA-LN (letras e números) e NOMEA-LNC (letras, números e cores) – com 10 estímulos de treino
e 50 estímulos de teste em cada, sua aplicação não possui limite de tempo, mas em geral dura em torno de 10 minutos. É adequado para crianças de ambos os sexos, entre
6 e 14 anos de idade, estudantes de escola pública ou privada. Recomenda-se que sua aplicação seja realizada em uma única sessão com ambiente propício, ou seja, com
privacidade, iluminação e níveis sonoros adequados. É um teste multidisciplinar que pode ser aplicado por profissionais da saúde ou da educação
Objetivo
O Teste de Nomeação de Estímulos Alternados (NOMEA) visa avaliar a capacidade do indivíduo de reconhecer e nomear com precisão e rapidez símbolos visuais de categorias semânticas distintas. Essa habilidade
é crucial para a detecção precoce de possíveis dificuldades de leitura em crianças, além de fornecer insights sobre os processos subjacentes à fluência de nomeação
e leitura, que são componentes essenciais do sistema de recuperação de palavras. Além disso, o NOMEA também pode ser utilizado como uma ferramenta de
diagnóstico. O teste é composto por três subtestes distintos: nomeação de cores e objetos, nomeação de letras e números, e nomeação de letras, números e cores em conjunto.
Público-alvo
O instrumento é destinado a crianças e adolescentes
entre os 6 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas ou particulares.
Amostra
A amostra brasileira foi composta por crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos, com 54,4% de meninos e 45,6% de meninas. A maioria dos participantes estava no Ensino Fundamental I (84,1%), enquanto
15,9% estavam no Ensino Fundamental II. Quanto ao tipo de escola, a maioria dos participantes frequentava escolas particulares (84%), com 16% provenientes de escolas públicas.
Validade
Para obtenção de evidências de validade, são apresentados estudos de validade convergente. A validade convergente foi estabelecida a partir da análise de correlações
entre as medidas de inteligência, linguagem oral, leitura, escrita e velocidade de processamento. Correlações com teste de inteligência variaram cerca de 0,3, com
testes de linguagem de 0,24 a 0,81, testes de leitura de 0,12 a 0,54, testes de escrita de 0,25 a 0,51 e velocidade de processamento de 0,14 a 0,64.
Administração
O NOMEA é um instrumento de desempenho e deve ser administrado individualmente. Não há limite de tempo de aplicação, mas leva em média 10 minutos para
ser concluído. Recomenda-se que seja administrado em uma única sessão, em um ambiente com privacidade,
iluminação e luminosidade adequados, onde a criança se sinta confortável para realizar as tarefas.
Contextos e propósitos
O NOMEA pode ser utilizado em contextos educacionais e clínicos, na detecção de déficits primários na leitura e escrita através de tarefas que envolvam maior
complexidade cognitiva e exijam maior controle executivo do avaliando.
Normas
As normas do NOMEA são apresentadas em percentil para a amostra completa, fornecendo escores tanto para o tempo de nomeação quanto para o número de
erros. A pontuação do teste é calculada manualmente.
Autores
Amanda Douat Cardoso
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) (2018). É Mestre em Transtornos do Desenvolvimento (2020), com um estudo longitudinal sobre o valor preditivo da nomeação de estímulos alternativos para a aprendizagem de leitura e escrita no português brasileiro. É pesquisadora no Laboratório de Neurociências Sociais e Cognitivas da UPM e professora convidada no curso de pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem. Atua como consultora de pesquisa na empresa Metacognitiv e como psicóloga clínica, com enfoque em Terapia Cognitivo-Comportamental para os públicos infantojuvenil e adulto.
Elizeu Coutinho de Macedo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Academia Paulista de Psicologia (cadeira 32). Foi presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2008 a 2018 e presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (2008-2016) da mesma universidade.