Manual de Atividades de Reabilitação Funcional da Cognição

Barbara A. Messenger; Niki Ziarnek
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ISBN: 978-65-89092-11-7

*92 páginas

 

Manual de Atividades de Reabilitação Funcional da Cognição

Um manual completo para terapeutas, profissionais e familiares que trabalham com pessoas com dificuldades cognitivas

A reabilitação envolve o ensino de habilidades básicas relacionadas às atividades cotidianas necessárias, para que os indivíduos tornem-se mais independentes com uma variedade de tarefas. 

O objetivo deste manual é oferecer uma reabilitação funcional através de tarefas específicas. As instruções são descritas de maneira detalhada e podem ser administradas por familiares e profissionais.  

 

Sumário

Orientação

1. Conversas para orientação

2. Revisar informações de orientação

3. Residência ou clínica 1

4. Residência ou clínica 2

5. Usando um calendário

6. Usando um relógio

7. Programação diária completa

8. Grupo de orientação

 

Conscientização

9. Déficits e impacto nas atividades diárias

10. Impacto dos déficits na independência

11. Pontos fortes individuais

12. Educação de déficits durante tarefas/atividades difíceis

13. Definição de metas

14. Pesquisa geral sobre saúde

15. Pesquisa sobre estilo de vida saudável

16. Dicas para dormir melhor

17. Conscientização sobre convulsões

18. Informações gerais sobre o cérebro

19. Pesquisa sobre medicação

20. Revisão de medicamentos e horários de medicação

21. Dicas e estratégias para lembrar-se de tomar medicamentos

22. Habilidades básicas de vida: etapas para preparar um lanche

 

Resolução de problemas

23. Etapas para resolver problemas

24. Etapas práticas para resolver problemas

25. Perguntas e respostas

 

Atenção e memória

26. Assistindo a comerciais de televisão 1

27. Assistindo a comerciais de televisão 2

28. Assistindo a comerciais de televisão 3

29. Assistindo a comerciais de televisão 4

30. Assistindo a comerciais de televisão 5

31. Assistindo a um noticiário na televisão

 

Orientação e memória

32. Jogo de cartas

33. Livro de Memórias

34. Registrando informações

35. Revisar programação diária

 

Interações sociais

36. Dar elogios

37. Tópicos adequados de conversação

38. Resolução de problemas: artigo de jornal/revista

39. Expressando opiniões: artigo de jornal/revista

 

Comunicação

40. Escrita: elaborar um e-mail

41. Compreensão de leitura: artigo de jornal/revista

42. Compreensão auditiva: artigo de jornal/revista

 

Leitura funcional

43. Cardápio de restaurante

44. Revista

45. Jornal

 

Gerenciamento de dinheiro

46. Orçamento semanal

47. Orçamento mensal

48. Resolução de problemas

 

Organização

49. Fazer listas

50. Criar uma lista de atividades (checklist)

 

Orientação na comunidade

51. Dicas básicas de segurança na comunidade

52. Segurança básica na comunidade: resolução de problemas 1

53. Segurança básica na comunidade: resolução de problemas 2

54. Segurança básica na comunidade: resolução de problemas 3

55. Orientação básica na comunidade

56. Shopping ou supermercado

57. Campus universitário

58. Museu

59. Biblioteca

60. Casa lotérica

 

75. Formulário de Documentação da Atividade de Reabilitação Funcional

80. Livro da Memória

81. Calendário

87. Planejamento semanal

91. Endereços e contatos importantes

92. Informações ou questões importantes

Adaptação brasileira:

 

Cristiane Boff

Psicóloga com pós-graduação em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, e Neuropsicologia pela UFRGS. Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-RS. Professora e supervisora dos cursos de Pós-graduação do Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade e do curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

 

Tatiana Quarti Irigaray

Psicologia pela UFRGS e especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia pela UFRGS. É Doutora e Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem Pós-Doutorado em Psicologia pela PUCRS. Atualmente é Decana Associada e Professora Adjunta dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS. Também é Coordenadora do grupo de pesquisa Avaliação, Reabilitação e Interação Homem-Animal (ARIHA). 

 

Camila Rosa de Oliveira

Psicóloga pela UFRGS, Mestre em Psicologia (ênfase em cognição humana) pela Pontifícia PUCRS, Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS e Pós-Doutora em Psicologia pela PUCRS.  É professora do curso de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGP) da Faculdade Meridional IMED.