LJI-2

Indicador de Julgamento de Liderança

Michael Lock; Robert Lock; Nick Burnard; Colin Cooper
Ocultar subprodutos

 

 

Material não restrito à psicólogos

 

Descrição

O LJI-2 oferece aos profissionais de recursos humanos uma importante ferramenta para a avaliação da liderança situacional. Permite a avaliação dos estilos preferidos e de julgamento de um líder em uma série de contextos de tomada de decisão, possibilitando medir a precisão do julgamento ao se defrontar com situações de liderança.

Tem como objetivo auxiliar pessoas em uma posição formal ou informal, e/ou liderança a se tornarem mais eficazes e, por extensão, mais bem-sucedidas em suas tomadas de decisão de liderança.

Apresenta ao examinando um conjunto de 16 cenários, aos quais ele deverá avaliar e classificar as sugestões de tomada de decisão para a resolução do problema apresentado de acordo com sua preferência e a adequação em relação ao contexto. Todos os cenários
que compõem o LJI foram rigorosamente testados em relação a essas perguntas de julgamento de liderança e aos princípios de liderança.

 

Público-Alvo

O instrumento é destinado à indivíduos que tenham de 16 e 65 anos de idade, que estejam ou não ocupando cargos de liderança.

 

Contexto

Processos de recrutamento e seleção, coaching profissional e desenvolvimento pessoal.

 

Aplicação

O LJI-2 pode ser aplicado individualmente ou coletivamente, tanto na versão lápis e papel quanto na versão informatizada.

Na versão informatizada, o teste pode ser aplicado presencialmente ou a distância. 

A aplicação do LJI-2 dura aproximadamente 40 minutos, dependendo da velocidade de leitura do examinando. 

  

Plataforma HTS 5

Na compra da coleção, o cliente possui direito a 25 licenças de aplicação e poderá fazer o download dos dois modelos de relatórios disponíveis: Técnico e de Visão Pessoal/ Narrativo.

E na reposição, ou seja, para cada licença adquirida individualmente, também serão disponibilizados os dois modelos.

HTS 5 também oferece:

  • Ambiente amigável ao usuário examinando;
  • Compatibilidade entre plataformas (incluindo tablets);
  • Aplicação facilitada e intuitiva;
  • Fácil seleção entre as normas disponíveis, com conversão instantânea de escala padrão da norma (por exemplo, percentil) para outras escalas comuns (por exemplo, t-score);
  • Uma divisão das respostas de itens e latências de respostas;
    Relatórios completos e claros para download.

 

 

Tipos de Relatórios:

Relatório Técnico

Na compra da coleção, o cliente possui direito a 25 licenças de aplicação e poderá fazer o download dos dois modelos de relatórios disponíveis: Técnico e de Visão Pessoal/ Narrativo.

E na reposição, ou seja, para cada licença adquirida individualmente, também serão disponibilizados os dois modelos.

 

Relatório de Visão Pessoal/ Narrativo

Mais indicado em processos de desenvolvimento, onde o avaliador tem um número maior de sessões para trabalhar com o cliente, como é o caso de processos de coaching e terapias, por exemplo, pois constitui-se uma análise completa do avaliando. Ele inclui comentários sobre escores de preferência e julgamento para todos os estilos, subestilos e pares de escala e sobre o impacto da preferência ou do julgamento.

 

 

As principais diferenças do LJI para o LJI-2

    

- Novas normas;

- Sistema de correção e aplicação online;

- Duas opções de relatórios: Técnico e Narrativo.

Artigos Relacionados

 

Proposta de desenvolvimento de liderança para o setor automotivo no contexto do consórcio modular

Link: https://mla.bs/14c5db3a

 

Fundamentos e aplicabilidade dos testes de julgamento situacional no contexto da psicologia organizacional

Link: https://mla.bs/a43500d0

 

 

Autores

 

Robert Wheeler

É um dos cofundadores da Fórmula 4 Leadership Ltda e fez parte da equipe de desenvolvimento tanto da abordagem da Fórmula 4 Leadership quanto do LJI. Formou-se em Direito pela Universidade de Cambridge, passou no exame da Ordem e, em seguida, trabalhou em uma serie de cargos, cada vez mais altos, de recursos humanos por 15 anos. Possui uma consultoria de gestão desde 1990, focando na realização de mudanças e melhorias de desempenho através das pessoas. Além de liderança, ele se interessa por negociação, coaching e desenvolvimento.

 

Nick Burnard 

Começou a trabalhar com a Fórmula 4 Leadership para informatizar os processos de computação de escores e geração de relatórios. Com formação inicial em análise de sistemas, ele trabalha no desenvolvimento de aplicativos de computador e na gestão de infraestrutura de computador há mais de 30 anos em diferentes empresas nos setores de indústria e telecomunicações. Possui e administra uma empresa de soluções de TI há 12 anos, trabalhando em projetos de infraestrutura de informática e aplicativos de hospedagem, com foco em implantações baseadas na Internet.

 

Colin Cooper

Psicologo acadêmico aposentado pela Queen’s University, em Belfast. Ele tem PhD em Psicologia e publicou extensivamente nas áreas de diferenças individuais e psicometria. O seu trabalho e focado nas ligações entre a capacidade mental geral e a latência do reflexo. Possui um interesse particular na construção de testes e validação. Colin fez algumas análises psicométricas do LJI já em 2004 e foi um dos principais contribuintes para o método de computação de escores único do LJI. Foi o editor da 1a Edição do manual e aspectos significativos do seu trabalho cuidadoso e criativo continuam a ser encontrados em toda a 2a Edição.

 

Tao Li

Possui formação inicial em educação e avaliação. E mestre em psicologia aplicada e em psicologia do trabalho. Tao tem experiencia como psicólogo da SHL. La era responsável por desenvolver testes ocupacionais para uso em um contexto global. Também trabalhou para a Hogrefe entre outubro de 2009 e outubro de 2010 como um psicometrista, especializado em desenvolvimento de testes e adaptação. Ele era responsável por avaliar a aceitabilidade psicométrica de produtos de avaliação, como o LJI que foi desenvolvido por autores externos. Ele garantiu que padrões psicométricos fossem aplicados de forma consistente em todo o processo de uma forma cientificamente rigorosa. Ele contribuiu de forma significativa para os novos elementos que se encontram na segunda edição, relativos à confiabilidade do LJI.