Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.Material restrito à psicólogos
Descrição
O FDT (Teste dos cinco dígitos) é um teste neuropsicólogico que explora a disfunção cerebral ao medir a velocidade e a eficiência do indivíduo; utilizando quatro tarefas de conteúdo idêntico e de dificuldade cognitiva crescente, para avaliar as reações automáticas do indivíduo e sua capacidade para realizar um esforço cognitivo voluntário.
O objetivo do instrumento é medir a velocidade de processamento cognitivo, a capacidade de focar e de reorientar a atenção e de lidar com interferências (subcomponentes controle inibitório e flexibilidade cognitiva).
Uma de suas principais vantagens é que ele pode ser utilizado em pessoas com baixa instrução, incluindo pessoas com baixo domínio da língua ou analfabetas.
O FDT pode ser particularmente útil:
- Na detecção problemas de linguagem, aprendizagem e memória operacional em populações de crianças e adolescentes;
- Na detecção de problemas neurocognitivos nas populações juvenis e adulta;
- Na detecção de comprometimento cognitivo leve e no desenvolvimento de demências em populações senescentes analfabetas;
- Na seleção de pessoal em populações pré-industriais, detectando a capacidade estabelecida para o esforço e a persistência, ou como parte do treinamento e da reabilitação em situações convencionais de trabalho.
Público-Alvo
O instrumento é destinado a crianças (a partir dos 6 anos), adolescentes, adultos e idosos.
Contexto
Clínico, Organizacional e Neuropsicológico.
Aplicação
Individual, com duração entre 5 e 10 minutos.
Para a aplicação, além do manual (bases teóricas, descrição, fundamentação estatística e normas de aplicação e interpretação), é necessário o seguinte material:
- Folheto de estímulos, com os elementos da prova, para o indivíduo;
- Folha de respostas, para o examinador;
- Um cronômetro e um lápis ou caneta.
Normatização
Participaram desse estudo 1033 brasileiros com idade entre 6 e 92 anos entre os anos de 2013 e 2014.
Artigos relacionados
Confiabilidade do Teste dos Cinco Dígitos em adultos brasileiros
Link: https://mla.bs/2c85f40d
Avaliação neuropsicólogica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade
Link: https://mla.bs/e082376f
Desempenho das funções executivas em adolescentes: estudo de intervenção com robótica educacional
Link: https://mla.bs/da6ca8c0
Padronização
Jonas Jardim de Paula
Mestrado em Neurociências e doutorado em Medicina Molecular pela (UFMG). É vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular (INCT-MM-UFMG) e professor da Graduação em Psicologia e Pós-Graduação em Neuropsicologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Coordena atualmente o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Neuropsicologia (Labep_neuro). Desenvolve pesquisas na área de cognição e cotidiano, analisando como diferentes funções mentais se relacionam à vida diária do paciente.
Leandro Malloy-Diniz
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto (40 horas sem dedicação exclusiva) do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. É membro fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual.