EPSUS-Ad

Escala de Percepção do Suporte Social - Adolescente

Makilim Nunes Baptista; Hugo Ferrari Cardoso
Ocultar subprodutos

 

Material restrito à psicólogos

 

Descrição

A escala de percepção do suporte social, versão adolescente, visa avaliar a forma como este público reconhece as suas relações sociais em termos de interação com seus pares, afetividade e resolução de problemas; auxiliando no reconhecimento das dificuldades relacionadas ao processo de tomada de decisões e enfrentamento de conflitos.

Seu objetivo é contribuir com o planejamento de estratégias de intervenção, possibilitando o acompanhamento evolutivo de cada caso, instrumentalizando o profissional a lidar com o conceito de suporte social na formação do jovem.

 

Principais Vantagens:
• Permite prever potencial risco de desenvolvimento de transtornos mentais;
• Identifica as variáveis necessárias para construção de estratégias de enfrentamento de problemas.

 

Público-Alvo

O instrumento é destinado a adolescentes de 12 a 17 anos.

 

Contexto

Clínico, Educacional e Institucional.

 

Aplicação

Pode ser aplicada tanto individual quanto coletivamente, em grupos de até 80 pessoas. Quando os grupos forem superiores a 20 pessoas, recomenda-se a presença de um auxiliar de pesquisa.

O tempo médio de aplicação é de 20 minutos, sendo aconselhável a aplicação em única
sessão. No caso da aplicação coletiva, as pessoas devem estar suficientemente separadas para evitar qualquer comunicação e o ambiente deve ser propício para a aplicação.

Para a aplicação são necessários a folha de resposta e lápis ou caneta azul ou preta. 

 

Normatização

As normas foram coletadas com 1.022 participantes, com idades variando entre 12 e 17 anos (M = 15,07; DP= 1,45 anos), sendo 671 (65,7%) sujeitos do sexo feminino. Os participantes eram provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

 

Artigos Relacionados

 

Escala de bem-estar subjetivo escolar: elaboração de itens e estudos psicométricos

Link: https://mla.bs/5b6591d2

 

Habilidades sociais e suporte social em adolescentes usuários de maconha e não usuários de drogas

Link: https://mla.bs/2550953f

 

Indicadores de saúde mental em jovens: fatores de risco e de proteção

Link: https://mla.bs/e2e322e2

 

 

Autores

 

Makilin Nunes Baptista

Mestrado em Psicologia PUC (1997) e Doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

 

Hugo Ferrari Cardoso

Pós graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado/2010; Doutorado/2013 e Pós doutorado/2015) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP - gestão 2016-2017) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP.