M-ES

Escala de Motivos de Evasão do Ensino Superior

Rodolfo A. M. Ambiel
Ocultar subprodutos

Material não restrito à psicólogos

 

Descrição

A Escala de motivos de Evasão do Ensino Superior (M-ES) avalia a força de motivos potenciais para a evasão de estudantes no ensino superior. O instrumento é composto por 53 itens, divididos em sete componentes:  Motivos Institucionais, Motivos Vocacionais, Motivos relacionados à Falta de Suporte, Motivos relacionados ao Desempenho Acadêmico, Motivos interpessoais, Motivos relacionados à Carreira e Motivos relacionados à Autonomia.

 

Público-Alvo

Destinado à indivíduos entre 17 e 65 anos de idade. 

 

Contexto

A M-ES não é um teste psicológico, portanto pode ser usado por diversos profissionais, incluindo psicólogos que trabalham com orientação profissional e educacional, em clínicas particulares, em serviços de apoio aos estudantes de instituições de ensino superior públicas e particulares, bem como no mapeamento e monitoramento dos motivos para evasão por parte de gestores educacionais e de políticas públicas.

 

Aplicação

É adequada para adultos matriculados no ensino superior e pode ser aplicada tanto de forma individual, quanto coletiva, em aproximadamente 20 minutos. 

 

 

 

 

 

 

 

Autor

 

Rodolfo A. M. Ambiel

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente e foi vice-coordenador (2014-2016) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica) e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. É editor-chefe da Revista Psico-USF (Qualis A2). Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) - gestão 2015-2017 e membro da comissão organizadora do XIII Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira da ABOP - Setembro/2017 - Campinas/SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Orientação Profissional.