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Descrição
A escala de percepção do suporte social, versão adolescente, visa avaliar a forma como este público reconhece as suas relações sociais em termos de interação com seus pares, afetividade e resolução de problemas, auxiliando no reconhecimento das dificuldades relacionadas ao processo de tomada de decisões e enfrentamento de conflitos.
Seu objetivo é contribuir com o planejamento de estratégias de intervenção, possibilitando o acompanhamento evolutivo de cada caso, instrumentalizando o profissional a lidar com o conceito de suporte social na formação do jovem.
Principais Vantagens:
- Permite prever potencial risco de desenvolvimento de transtornos mentais;
- Identifica as variáveis necessárias para construção de estratégias de enfrentamento de problemas.
Público-Alvo
O instrumento é destinado a adolescentes de 12 a 17 anos.
Contexto
Clínico, Educacional e Institucional.
Aplicação
Pode ser aplicada tanto individual quanto coletivamente, em grupos de até 80 pessoas. Quando os grupos forem superiores a 20 pessoas, recomenda-se a presença de um auxiliar de pesquisa.
O tempo médio de aplicação é de 20 minutos, sendo aconselhável a aplicação em única
sessão. No caso da aplicação coletiva, as pessoas devem estar suficientemente separadas para evitar qualquer comunicação e o ambiente deve ser propício para a aplicação.
Para a aplicação são necessários a folha de resposta e lápis ou caneta azul ou preta.
Normatização
As normas foram coletadas com 1.022 participantes, com idades variando entre 12 e 17 anos (M = 15,07; DP= 1,45 anos), sendo 671 (65,7%) sujeitos do sexo feminino. Os participantes eram provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
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Autores
Makilin Nunes Baptista
Mestrado em Psicologia PUC (1997) e Doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.
Hugo Ferrari Cardoso
Pós graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado/2010; Doutorado/2013 e Pós doutorado/2015) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP - gestão 2016-2017) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP.