Como lidar com o transtorno dismórfico corporal

Maria José Azevedo de Brito
Ocultar subprodutos

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO

 

Como lidar com o transtorno dismórfico corporal

Guia prático para pacientes e familiares

 

Envolvendo o corpo, o afeto e a identidade, o TDC é uma condição mental complexa e que gera sofrimento emocional intenso.

 

Este livro reúne evidências científicas e clínicas atuais, em uma linguagem acessível ao público geral, sobre um transtorno mental comum, mas que ainda é pouco conhecido. Pretende esclarecer as características que são peculiares ao TDC – e que o diferenciam da insatisfação com a aparência normal e de outros transtornos mentais – as queixas, os sintomas e sua evolução.

Trata-se de um distúrbio complexo da imagem corporal que envolve numerosos comportamentos e regiões do corpo, e se associa a elevados índices de comorbidades, de impacto no funcionamento cotidiano e de ideação e tentativas de suicídio.

 

Sumário

1. O que é transtorno dismórfico corporal (TDC)?

2. Como surge o TDC?

3. Quais as possibilidades de enfrentamento?

4. Relato de caso

Anexo

Referências e sugestões de leitura 

 

ISBN 978-85-85439-96-5

72 páginas

Autora:

 

Maria José Azevedo de Brito


Pós-doutora em Ciências com foco em traços de personalidade e na psicopatologia da cirurgia plástica – transtorno dismórfico corporal – pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP).