Como lidar com o risco de suicídio

Táki A. Cordás / Ana Claudia D. Dabronzo / Marcia R. Gonçalves / Michel I. de Souza / Michele Gonzalez
Ocultar subprodutos

BAIXE AQUI O 1° CAPÍTULO GRATUITAMENTE

 

Como lidar com o risco de suicídio

Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Esta obra procura examinar os diversos fatores ligados ao suicídio, apresentando uma abordagem compreensiva dos diversos aspectos envolvidos. São elencados os fatores de risco e de proteção, a identificação de um comportamento suicida e dos sinais de alerta, bem como as recomendações gerais sobre o que fazer perante uma pessoa com risco de suicídio.

O livro apresenta, também, uma relação de instituições que oferecem serviços para prevenção e apoio para o enfrentamento de situações relacionadas.

 

 

Sumário

1. Introdução

2. Suicídio e transtornos psiquiátricos

3. Suicídio na infância e na adolescência

4. Suicídio e suas principais relações psicológicas

Anexo

Referências e sugestões de leitura 

 

ISBN 978-65-990257-1-6

104 páginas

Autores:

 

Táki Athanássios Cordás
Coordenador da Assistência Clínica e do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Professor dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da USP, do Programa de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP e do Programa de Fisiopatologia Experimental da FMUSP.


Ana Claudia Ducati Dabronzo
Médica psiquiatra da infância e adolescência com formação pelo Serviço de Psiquiatria Infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) e supervisora do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) da mesma instituição.


Marcia Ruas Gonçalves
Psicóloga cognitivo-comportamental. Membro do corpo clínico do Instituto Santista de Análise do Comportamento (Isac) de Santos e colaboradora do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP).


Michel Indalécio de Souza
Psicólogo cognitivo-comportamental. Supervisor do Grupo de Psicologia do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP).


Michele Gonzalez
Médica psiquiatra pela residência médica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Colaboradora do do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo (IPq-HCFMUSP).