Como lidar com a raiva e o transtorno explosivo intermitente

Liliana Seger; Carolina F. Silva Bernardo; Juliana Morillo; Deisy Emerich Geraldo
Ocultar subprodutos

Como lidar com a raiva e o transtorno explosivo intermitente

Guia prático para pacientes, familiares e profissionais de saúde

O TEI é um quadro caracterizado por episódios de agressões que podem ser verbais e/ou físicas, direcionadas a pessoas, animais ou objetos, que variam de intensidade e que ocorrem de forma impulsiva. Os pacientes apresentam essas reações intensas de raiva em diversos momentos da vida, e muitas vezes são chamadas de "pavio curto".

Este transtorno foi descrito primeiramente em 1987 no DSM. E no Brasil, as pesquisas e tratamentos iniciaram no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo. O programa em questão foi elaborado e é coordenado pelas autoras desta obra. 

Este livro traz relatos de casos, informações com critérios diagnósticos, dicas para controle da raiva e orientações de como os familiares podem auxiliar os pacientes.

 

 

 BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO 

 

SUMÁRIO


1. O que é o transtorno explosivo intermitente (TEI)?
2. Emoções, pensamentos e comportamentos relacionados ao TEI
3. Tratamentos para o TEI
4. Outras estratégias para lidar com o TEI
5 Como os familiares podem ajudar?
6. Relatos de casos
Anexos
Referências

 

Autoras:

 

Liliana Seger

Psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Grupo de Transtorno Explosivo Intermitente do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-FMUSP).

 

Carolina F. Silva Bernardo

Psicóloga especialista em Terapia Cognitiva e Psicologia Jurídica. Sócia fundadora do Centro de Terapia Cognitiva Veda. Colaboradora do Programa para o Transtorno Explosivo Intermitente do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-FMUSP).

 

Juliana Morillo

Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-comportamental e Terapia Familiar e de Casal. Colaboradora do Programa para o Transtorno Explosivo Intermitente do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-FMUSP).

 

Deisy Emerich Geraldo

Psicóloga, doutora em Psicologia pela USP. Colaboradora do Programa para o Transtorno Explosivo Intermitente do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-FMUSP).

 

ISBN:978-65-5072-005-6

144 páginas