Terapia Cognitivo-Comportamental Positiva

Confira a seguir, um release sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental Positiva, tema do livro de Fredrike Bannink, que trata-se da primeira obra sobre esta abordagem.

A TCC tradicional tem sido fortemente influenciada pelo modelo médico de diagnóstico e tratamento. Sua estrutura focada na resolução de problemas – primeiro determinando a natureza deles e depois intervindo – influencia o conteúdo da interação entre terapeutas e clientes: o profissional sinaliza a psicopatologia e o que há de errado com o cliente. Terapeutas tradicionais tendem a se preocupar com os problemas, limitações e deficiências do cliente. Por isso, as avaliações feitas por equipes interdisciplinares geralmente são negativas e mencionam pouco ou nenhum dos potenciais e capacidades dos clientes.

No entanto, sugere-se que não seria o modo negativo de pensar, mas sim os pontos fortes, as habilidades e os recursos dos clientes, os fatores mais importantes para auxiliar o desenvolvimento de mudanças. A missão dos terapeutas é capacitar os clientes a viver vidas mais produtivas e satisfatórias, e a florescer. Capacitar significa a intenção e o processo de ajudar indivíduos, grupos, famílias e comunidades a descobrir e utilizar os recursos e ferramentas existentes dentro deles e em torno deles.

Se queremos florescer e se queremos dispor de bem-estar, devemos, de fato, minimizar nossas aflições; mas, além disso, necessitamos ter emoções positivas, significado, realização e relacionamentos positivos. As habilidades e os exercícios que as constroem são totalmente diferentes das habilidades que minimizam nosso sofrimento’ (Martin Seligman, 2011).

Em outras palavras: é hora de mudar o foco, de reduzir o sofrimento e apenas “sobreviver” para construir o sucesso e positivamente “prosperar”.

Você não precisa estar doente para melhorar.

Nos últimos 30 anos, houve o desenvolvimento de abordagens mais colaborativas baseadas em competências para se trabalhar com os clientes. A psicologia positiva e a terapia breve focada na solução estão entre essas abordagens, que são predominantemente direcionadas ao futuro desejado e aos pontos fortes dos clientes, em vez de seus problemas e déficits passados. O livro ‘A prática da terapia cognitivo- comportamental positiva’ explora como a TCC tradicional torna-se uma TCC positiva.

Confira a obra, e boa leitura!

 

Autora:

Fredrike Bannink

Foto Fredrike

Psicóloga clínica, infantil e juvenil. Atualmente é psicoterapeuta, realiza treinamentos, coaching e práticas de meditação em Amsterdã, Holanda. É treinadora/supervisora da Dutch Association for Behaviour and Cognitive therapy (VGCt) e cofundadora e presidente da Association’s Solution-Focused Cognitive Behavioural Therapy Section. É professora em vários institutos de pós-graduação.

Ensina terapia cognitivo-comportamental, terapia breve focada na solução e psicologia positiva para psicólogos e psiquiatras. É também treinadora da Equipe de Saúde Mental dos Médicos Sem Fronteiras.