Conhecendo as Profissões com a Técnica R.O. – 4° edição

Conhecendo as Profissões com a Técnica R.O.

Com alegria compartilho com vocês que a 4ª edição do meu Kit “Conhecendo as Profissões com a Técnica R.O.”, editado pela Hogrefe, está “saindo do forno”.

A Técnica R.O. – Roles Ocupacionales/Papéis Ocupacionais – não é de minha autoria. É da Nora Sturm e com a abordagem clínica, a partir de Bohoslavsky há anos, é um ótimo instrumento de Informação Profissional, de fácil aplicação, individual ou grupal, com tempo médio de 120 minutos (duas sessões).

A Técnica R.O., por ser uma situação lúdica estruturada, possibilita ao Orientando entrar em contato com o vasto leque de profissões/ocupações e cursos, aguçando sua curiosidade para expandir sua pesquisa sobre as opções que se apresentam na hora de fazer sua escolha da profissão.

Para o Orientador, é uma excelente ferramenta de identificação de estereótipos, das imagens (por vezes destorcidas) e das expectativas do Orientando ao se defrontar com tantas possíveis trajetórias profissionais. Possibilita corrigir distorções a respeito e selecionar quais profissões pesquisará, aprofundando-se na coleta de informações (curso, campo de atuação, mercado de trabalho, entrevistas com profissionais, etc.).

A Técnica R.O. não é restrita aos Psicólogos, podendo ser utilizada por Orientadores Profissionais e Orientadores Educacionais. E é destinada aos

  • Adolescentes em fase de escolha, cursando a partir da 8ª série do Ensino Fundamental;
  • Jovens adultos que buscam reorientação profissional;
  • Adultos que retomam a vida profissional ou repensam sobre a sua carreira ou ainda pretendem desempenhar uma nova atividade profissional após a aposentadoria.

A aplicação deste material é indicada para todos os Orientandos: indecisos, decididos ou para aqueles que não têm ideia qual profissão escolher. Mesmo aos que já fizeram a sua escolha, esta técnica mantém a sua finalidade de contrapor ou confirmar as imagens que os jovens têm das profissões, reafirmando ou não a escolha feita.

A 4ª edição traz conjuntos coloridos de cartões atualizados das profissões/cursos das diferentes modalidades de ensino do nosso Sistema Educacional. Ao todos são 539 cartões divididos em Ensino Superior, Ensino Tecnológico Superior, Bacharelados Interdisciplinares, Licenciaturas Interdisciplinares, Educação Profissional Técnica e Carreiras Militares.

Quem conhece as três edições anteriores do “Conhecendo as Profissões com a Técnica R.O.” sabe que em cada cartão consta o nome de uma profissão/curso e no seu verso uma breve descrição do mesmo, favorecendo o Orientando a dar continuidade à aplicação da Técnica.

O Kit é composto de conjuntos de cartões e um Manual que nesta edição considero estar “robusto”.

Além dos capítulos sobre “Orientação Profissional/Vocacional”, “O papel do Orientador Vocacional”, “Origem da Técnica R.O.”, “Preparando o Material para Aplicação e Formas de Aplicação”, “Mudanças decorrentes da LDB/1996 e o Sistema Educacional Brasileiro”, eu acrescentei novos capítulos:

  • Introdução à Reforma do Ensino Médio;
  • “Fique Ligado” – destacando curiosidades, tendências, cursos novos e suas ênfases;
  • Diferenciações entre as ocupações/cursos – apresentando as principais características entre ocupações/cursos que geram dúvidas no Orientando/Vestibulando;
  • Processos Seletivos – informações relacionadas às principais Universidades e Escola Técnica.

A Técnica R.O. é uma das estratégicas de Informação Profissional que, além de propiciar conhecimento da realidade socioeducacional (transmitir a informação), nos sinaliza o quanto as constantes mudanças influenciam as escolhas profissionais dos jovens e até os desnorteiam: profissões novas e “híbridas” que surgem em grande velocidade, os postos de trabalho que desaparecem, algumas profissões ou funções que passam por uma grande reformulação em todos os níveis profissionais. Esta técnica possibilita-nos corrigir as imagens distorcidas que o adolescente pode apresentar sobre o mundo adulto ocupacional (carreira, ocupação, áreas de trabalho, demanda profissional, mercado de trabalho e outros aspectos).

Por fim, convido-os a conhecer esta nova edição e que ela seja parte integrante do processo de Orientação Profissional.

Com muita saúde e sucesso a todos, sigamos em frente!

 

Autora:

Marli Etelli Coelho

Marli Preto e Branco

Psicóloga e Orientadora Profissional

GRADUAÇÃO: Psicologia – Instituto Unificado Paulista SUPERO – São Paulo – 1977

  • Atuando em consultório desde 1984, desenvolvendo Psicodiagnóstico, Psicoterapia Infantil (Ludoterapia), de Adolescente, de Adulto, de Casal e Familiar, Orientação aos Pais e Orientação Profissional/Vocacional.
  • Palestrante em minicurso no VdC Desenvolve: Especial Orientação Profissional em 2016, no Valor do Conhecimento, São Paulo.
  • Voluntária da Colmeia (Instituição a Serviço da Juventude).
  • Co-autora do guia “Educação Profissional, uma possível trajetória” junto com a Equipe da Colmeia, 2007.
  • Participante na edição do livro “Arquitetura de uma Ocupação”, da série Orientação Profissional: teoria e técnica, volume I, Vetor, 2003, capítulo 18, p.255-259.
  • Elaboração do kit “Conhecendo as Profissões com a Técnica R.O.”, editado pelo Hogrefe CETEPP, em 2001 e em 2019, em sua 4ª edição.