Avaliação psicológica infantil

Manuela Lins; Monalisa Muniz; Lucila Moraes Cardoso
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-85-85439-80-4  

 
*486 páginas
 

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO

 

Avaliação psicológica infantil

Avaliar essa etapa do desenvolvimento merece um cuidado especial, pois se trata de um momento de mudanças importantes do ponto de vista cognitivo, afetivo, social e motor, tornam o livro um grande instrumento para os estudantes, profissionais e pesquisadores da área.

Dividido em três partes, o tema é trabalhado ao longo de 22 capítulos de forma clara e fluída, permitindo a junção entre teoria e prática, evidenciando os traquejos necessários para realizar uma boa avaliação infantil.

Apresenta as técnicas da avaliação psicológica infantil, ao mesmo tempo em que visa capacitar o leitor sobre a flexibilidade necessária para avaliar essa etapa, e traz alguns capítulos voltados aos instrumentos e ferramentas da avaliação, apresentando um panorama geral sobre os materiais disponíveis aos profissionais.

 

 

Sumário


Parte 1

Desenvolvimento infantil: aspectos introdutórios

1 - Características cognitivas do desenvolvimento infantil
2 - Competências socioemocionais de crianças: questões desenvolvimentais
3 - Importância do contexto familiar e escolar para as crianças
4 - Avaliação psicológica e psicoterapia na infância
5 - Princípios fundamentais da psicofarmacologia na avaliação psicológica

Parte 2
Ferramentas em avaliação psicológica infantil

6 - Avaliação Terapêutica na clínica com crianças, adolescentes e famílias
7 - Técnicas de observação no contexto clínico infantil
8 - A importância da entrevista inicial no processo avaliativo infantil
9 - A importância de múltiplos informantes na avaliação psicológica infantil
10 - Estratégias lúdicas na avaliação infantil
11 - O desenho infantil como ferramenta para avaliação emocional, afetiva e comportamental
12 - Os testes psicométricos na avaliação psicológica com crianças
13 - O uso dos métodos projetivos na avaliação de crianças
14 - Encerramento do processo avaliativo infantil: a entrevista devolutiva


Parte 3
Avaliação psicológica com crianças: teoria e estudo de caso


15 - Avaliação neuropsicológica de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento
16 - Avaliação de crianças e de adolescentes com queixa de comportamentos antissociais
17 - Avaliação da ansiedade em crianças
18 - Avaliação da depressão infantil
19 - Avaliação de crianças com transtornos alimentares
20 - Avaliação psicológica de crianças no contexto hospitalar: contribuições para a psicologia pediátrica
21 - Avaliação de crianças com suspeita de abuso sexual
22 - Avaliação de crianças em situação de disputa de guarda

Depoimentos:
 
 
"A indicação hoje é desse livro que estou encantada!

Vocês sempre me perguntam sobre testes psicólogicos e escalas, pois esse livro tem tudo isso e muito mais!

Vale muito o investimento!"
 
Kelli Cardoso - Psicóloga
 
 
"O livro 'Avaliação Psicológica Infantil' da editora Hogrefe está organizado em três parte essenciais para essa avaliação: 1. Aspectos do desenvolvimento infantil relevantes para a avaliação psicológica de crio; 2. Instrumentos e ferramentas para avaliação psicológica infantil; e 3. Temas e contextos da avaliação psicológica infantil ilustrados com relatos de casos!
 
Assim, oferecerá aos profissionais, psicólogos(as) e estudantes informações científicas para o embalsamento da prática adequada!"
 
Roberta Lima - Neuropsicóloga
 
 
 
 
Organizadores:
 
Manuela Lins
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com formação direcionada para avaliação e reabilitação de transtornos na infância. É membro do Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (UFPB).
 
Monalisa Muniz
Monalisa Muniz é Doutora (2008) e Mestre (2006) em Psicologia, área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco, tendo graduação em Psicologia por essa mesma Universidade. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP de 2002 a 2008, tendo o apoio desta instituição na Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar atuando na graduação e na Pós-Graduação em Psicologia-PPGPsi, e é pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição-LADHECO e líder do Grupo de Pesquisa Inteligência Emocional. 
 
 
Lucila Moraes Cardoso
Psicologia (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente com os Métodos Projetivos, em especial, Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), Zulliger e Rorschach pelo Sistema Compreensivo e House-Tree-Person (HTP).