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Avaliação cognitiva: princípios e técnicas

Manuela Ramos Caldas Lins; Carla Alexandra da Silva Moita Minervino; Mônia Aparecida da Silva
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ISBN 978-65-89092-18-6

*616 páginas 

  

 

Avaliação cognitiva:
princípios e técnicas

 

Esta obra apresenta conhecimentos teóricos e procedimentos utilizados para a realização de avaliação cognitiva em diferentes etapas do ciclo vital. Enfoca tanto aspectos do funcionamento cognitivo típico como dos transtornos mentais e do desenvolvimento atípico, considerando a avaliação como um processo abrangente que pretende unir os aspectos idiográfico e nomotético para compreensão dos casos.

Revisitam-se conceitos de cunho mais médico, como neuroanatomia, neurofisiologia e plasticidade cerebral, importantes para homogeneizar o conhecimento do leitor, assim como temas clássicos, como avaliação da atenção, memória, linguagem e outros componentes cognitivos. Por meio de exemplos práticos, o livro também discute casos clínicos com o objetivo de auxiliar o leitor a aprofundar o conhecimento no tema e aprimorar o raciocínio em avaliação cognitiva. Há capítulos que tratam do passo a passo das avaliações psicológica e neuropsicológica de funções cognitivas. 

A obra destina-se a estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde e educação que têm as avaliações cognitiva e neuropsicológica como foco de interesse. Aborda tanto conhecimentos específicos da psicologia, como testes psicológicos, quanto de outras profissões, especialmente das que se dedicam à neuropsicologia.

 

Sumário

1. Introdução à neuropsicologia: neuroanatomia, neurofisiologia e plasticidade cerebral
2. Ética na avaliação neuropsicológica
3. Novas perspectivas na avaliação e intervenção no desenvolvimento infantil
4. Avaliação neuropsicológica da inteligência e funções executivas: conceitos e aplicações
5. Uso de instrumentos na avaliação cognitiva: testes e técnicas complementares
6. Princípios e técnicas de reabilitação neuropsicológica
7. Avaliação das funções cognitivas na infância
8. Avaliação de memória de trabalho em pré-escolares
9. Avaliação da atenção na infância
10. Avaliação da linguagem na infância e adolescência
11. Avaliação da praxia e dispraxia em crianças e adolescentes
12. Avaliação da nomeação automática rápida e de estímulos alternados e sua importância para a linguagem escrita
13. Adolescentes em conflito com a lei: relações entre impulsividade, funções executivas e fatores sociodemográficos
14. Avaliação neuropsicológica de transtornos mentais
15. Avaliação da deficiência intelectual na infância
16. Avaliação psicológica na esclerose múltipla
17. Avaliação cognitiva nos transtornos de humor e de ansiedade em adultos e idosos
18. Transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes
19. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância: avaliação neuropsicológica e intervenção
20. Transtornos de aprendizagem: como identificar e intervir?
21. Transtorno neurocognitivo decorrente da doença de Alzheimer: o que precisa ser avaliado e como deve ser feita a intervenção?
22. Acidente vascular encefálico e suas implicações cognitivas

Autores:

 

Manuela Ramos Caldas Lins
Psicóloga, doutora em Psicologia pela UnB. Professora da graduação e pós-graduação em Psicologia do UniCEUB.

 

Carla Moita Minervino
Psicóloga, doutora em Ciências da Saúde e pós-doutora em Psicologia Cognitiva. Professora da graduação e pós-graduação da UFPB.

 

Mônia Aparecida da Silva
Psicóloga, pós-doutora em Psicologia pela UFRGS. Professora da graduação e pós-graduação em Psicologia da UFSJ.