Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica

Cleonice Alves Bosa; Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-85-85439-51-4

* 299 páginas

 

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO

 

Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados. O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento. 

Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar. 

Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA. 

 

Sumário

 

Parte I.

1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.

2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.

3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

 

Parte II.

5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica. 

6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.

7.  Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.

8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.

9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de  avaliação no contexto nacional.

12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

 

Parte III.

13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).

14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).

15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.

16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.

17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.

 

Depoimentos 


"Trabalha com avaliação e atende crianças no TEA? Não tem melhor indicação. A Editora Hogrefe reuniu autores e pesquisas de ponto para expor neste livro. Obrigada a essa editora que vem presentando com obras fantásticas".

Joana Barroso - Psicóloga


"... é um dos meus preferidos pois tem muito conteúdo atualizado que ajuda na prática neuropsicológica do autismo".

Fernanda Mariotti - Neuropsicóloga

 

"Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação. Vale a pena a leitura. Livro excelente".

Gleidimar Magalhães Campos - Psicóloga

 

"Pensa naquele livro indispensável para uma boa avaliação de Autismo!
Esse tem sido um dos meus companheiros na hora de planejar a avaliação e elaborar o relatório".

Larissa B Cossalter - Psicóloga

 

 

  

Confira o vídeo de uma das organizadoras, a psicóloga Cleonice Bosa, sobre o livro:

 

Organizadoras

 

Cleonice Alves Bosa

Professora associada e psicóloga clínica do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e do Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA), da UFRGS. Atua como docente nos diferentes níveis de ensino.

 

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Professora do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da mesma instituição. Psicóloga pela Universidade de Havana, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Saúde pela UFSC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Especialista em análise do comportamento, avaliação e intervenção de psicopatologias na infância e adolescência, com ênfase em autismo, deficiência intelectual e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade.