Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.Descrição
As Pirâmides Coloridas de Pfister – Versão para Crianças e Adolescentes trazem como contribuição, dentro de um contexto amplo de investigação, informações sobre a maneira como a pessoa é estimulada pela carga emocional das situações e como expressa suas emoções. De modo complementar, o desenvolvimento cognitivo também pode ser inferido a partir das pirâmides executadas, porque dele depende a composição de formas mais elaboradas.
Constitui-se em um instrumento valioso no contexto do diagnóstico clínico infantil. O foro privilegiado para uso desse instrumento é o da clínica, pois é nesse contexto que, integrando-se o motivo do exame, a relação com o examinador e os diversos meios empregados para conhecer a pessoa além do que ela pode dizer sobre si mesma, é possível chegar a uma compreensão mais aprofundada sobre o modo de ser de cada um, sua personalidade, habilidades cognitivas e tendência de comportamento no enfretamento de problemas.
O teste foi desenvolvido com base na doutrina das cores, geralmente muito bem recebida tanto por crianças quanto por adultos, que tendem a se interessar e se divertir com o manuseio de grande quantidade de quadrículos coloridos, tendo como objetivo montar a pirâmide.
Neste manual específico para uso do teste em crianças e adolescentes, são apresentadas informações novas advindas de uma extensa revisão recente da literatura sobre cores e das pesquisas posteriores à primeira edição do manual de 2005, e seu uso não exclui a necessidade de leitura e compreensão da versão de 2012 (para adultos), na qual encontram-se as considerações específicas para cada cor.
Público-Alvo
Crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos de idade
Contexto
Diagnóstico clínico infantil, coletar informações sobre a dinâmica emocional
Aplicação
Individual
Material
Manual, Conjunto de quadrículos, Cartela de cores, Conjunto com 03 cartelas de base, com esquema da pirâmide, 25 Folhas de respostas, Correção informatizada
Correção
Manual e informatizada
Autora: Anna Elisa de Villemor-Amaral