Aplicação do modelo de Rasch

Trevor G. Bond/ Christine M. Fox
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-65-5072-007-0

*480 páginas

 

BAIXE O 1° CAPÍTULO GRATUITAMENTE

 

Aplicação do modelo de Rasch

Muitas análises estatísticas usadas nas ciências humanas requerem a contribuição de dados intervalares; e a medição de Rasch centra se em proporcionar estas medições. A medição de Rasch concentra se, a priori, na construção e monitoração (controle de qualidade) de escalas.

A obra tem o objetivo de explicar conceitos e modelos psicométricos complexos de forma didática, demonstrando uma mistura de conhecimento, dedicação e habilidade de comunicação.

Os leitores aprenderão a aplicar a análise de Rasch para que possam fazer suas próprias análises e interpretar os resultados obtidos. Os autores apresentam uma visão geral acessível e que não requer formação matemática.

 

Sumário


Introdução
1. Por que a medição é fundamental
2. Princípios de medição importantes explicitados
3. Princípios básicos do modelo de Rasch
4. Construção de um conjunto de itens para medição
5. Invariância: uma propriedade crucial da medição científica
6. Medição usando escalas Likert
7. O modelo de Rasch de créditos parciais
8. Medição de facetas além de habilidade e dificuldade
9. Criação de medidas, definição de padrões e regressão de Rasch
10. O modelo de Rasch aplicado nas ciências humanas
11. Modelagem de Rasch aplicada: a abordagem do RSM
12. Pressupostos e requisitos do modelo de Rasch: ajuste ao modelo e
unidimensionalidade
13. Uma visão geral sintética

Apêndice A
Apêndice B
Glossário

 

Autores:

 

Trevor G. Bond

Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Artes, Sociedade e Educação da Universidade James Cook, na Austrália. Foi professor e chefe do Departamento de Psicologia Educacional, Aconselhamento e Necessidades de Aprendizagem do Instituto de Educação de Hong Kong e, depois, acadêmico visitante na mesma instituição. Em cursos de graduação e pós-graduação, lecionou disciplinas relacionadas à Psicologia Desenvolvimental e Educacional e continua a supervisionar alunos de doutorado que usam abordagens demedição de Rasch em sua pesquisa. Bond ministra regularmente workshops sobre a medição de Rasch em países que têm o inglês como segunda língua.

 

Christine M. Fox

Professora titular de Pesquisa e Medição da Universidade de Toledo, Ohio, onde ministra cursos de pós-graduação em Estatística, Medição e Projeto de Pesquisa. Sua pesquisa é centrada em construção de medidas significativas nas ciências sociais, com interesse específico pelo desenvolvimento de novas metodologias, e medidas para tomadas de decisão de alta importância. Dois de seus principais projetos (em cooperação com a Dra. Beltyukova) envolvem a medida de percepções para decisões de alta importância: desenvolvimento de escalas de experiência de passageiros para a Boeing Commercial Airplanes e atuação como membro da equipe principal de pesquisa para um projeto intitulado “NATO Global Perceptions – Views from Asia-Pacific Region”.

 

Revisão Técnica:

 

Hudson F. Golino

Professor Assistente de Métodos Quantitativos no Departamento de Psicologia, Universidade da Virgínia. Professor do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. Doutor em Neurociências pela UFMG com período sanduíche no Instituto de Ciências Nucleares da Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM) na área de Data Mining. Vem atuando no desenvolvimento e implementação de métodos quantitativos e computacionais de investigação em psicologia, educação e saúde.